Ilha de Ross

A ilha de Ross é uma ilha do oceano Antártico perto do continente austral. É formada por vulcões e situa-se no mar de Ross, frente à costa da Terra de Vitória no estreito de McMurdo (77° 40' S 168° E). Tem uma área de 2.460 km². Só uma pequena parte da ilha não é coberta permanentemente por gelo e neve. Sir James Clark Ross foi o seu descobridor em 1841, e recebeu o seu nome devido à iniciativa de Robert Falcon Scott. Alberga o vulcão adormecido monte Terror, de 3230 m de altitude, e o ativo monte Erebus, de 3794 m, uma das montanhas de maior proeminência na Terra.

Se procura uma ilha com nome semelhante na Antártida, veja Ilha de James Ross
Ilha de Ross
Ilha de Ross está localizado em: Antártida
Ilha de Ross
Coordenadas: 77° 30' S 168° E

Mapa da ilha de Ross
Geografia física
Localização Antártida
Arquipélago Arquipélago de Ross
Ponto culminante 3 794 m (Monte Erebus)
Área 2 460  km²
Geografia humana
População 1 000 (verão) / 140 (inverno)

A ilha está localizada no Mar de Ross e separada do continente pelo Estreito de McMurdo (a oeste), com 45 km de largura. O comprimento da ilha, na direção leste-oeste, é de cerca de 75 km; estende-se por quase 73 km do Cabo Bird (norte) ao Cabo Armitage, localizado no extremo sul da península Hut Point.

Esta ilha foi escolhida para albergar bases antárticas e a partida de expedições decorre, em particular, de ser e permanecer a ilha antártica mais acessível por mar. A ilha alberga a base Scott, da Nova Zelândia.[1] Perto da sua península Hut Point situa-se a base McMurdo, com mais de cem edifícios, um porto, um aeródromo e um heliporto.

Referências

  1. Antarctica NZ. «Scott Base». Consultado em 24 de abril de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.