Ilha de Santa Maria (Vitória)

Ilha de Santa Maria é um bairro localizado no município de Vitória, capital do estado brasileiro do Espírito Santo. Na região Sudeste do país.

Ilha de Santa Maria
Bairro de Vitória
Fundação Década de 50
Localização
Unidade Federativa  Espírito Santo
País  Brasil
Região Administrativa 3 - Jucutuquara
Características geográficas
Área 0,34 km² [1]
Distância até o centro 3,2 km
População 2.325 [2]
- Homens 1.086
- Mulheres 1.239

História

A comunidade da Ilha de Santa Maria é uma das mais antigas de Vitória, tendo surgido por volta de 1950 em área alagável de domínio da União. Pela Lei 1791/68 a aglomeração urbana conhecida como Ilha de Santa Maria passa a denominar-se como Bairro de Santa Maria, sendo posteriormente alterado para Ilha de Santa Maria pela Lei 6077/03.

O início das obras de aterro na região da Ilha de Santa Maria e Monte Belo tem início em torno de 1920, compreendidos na área definida como aterro de Bento Ferreira. O objetivo era realizar o desmonte da Ilha de Santa Maria e outros pequenos morros, e com o material extraído realizar o aterro da área.

Estas obras de melhoramento foram suspensas devido aos altos custos e dessa forma muitas áreas de mangue não receberam aterro. Entretanto, muitos dos aterros realizados nesta área, foram pequenas obras em consequência do processo de ocupação dessas áreas. O processo de formação dos bairros de Ilha de Santa Maria, Forte São João e Monte Belo, deu início à expansão de prestação de serviços e comércio que interligou o centro de Vitória à região norte da capital.

Entretanto os documentos pesquisados não indicam que foram significativas as intervenções do Estado no sentido de promover a urbanização e o processo de ocupação da área até a década de 1950. Somente foram encontrados nos documentos oficiais obras nessas áreas de aterro a partir de 1951, visto que naquela época todas as obras realizadas pelo governo, normalmente, constavam nas mensagens de governo.

A partir do Plano de Valorização Econômica do segundo mandato do Dr. Jones dos Santos Neves, no período de 1951 a 1955, que a área entre o Forte São João e Bento Ferreira passa a receber obras de aterro que tinham como justificativa a recuperação de áreas em manguezais. Em 1954 foi concluído o enrocamento entre a ponta do morro de Bento Ferreira e a Ilha de Santa Maria. Nos anos de 1960, nesta região, ainda existiam áreas alagadas e, por estas serem desvalorizadas e em parte invadidas, atraiam as pessoas que vinham para Vitória a procura de oportunidades de emprego a partir da instalação de grandes indústrias na região da Grande Vitória.[3]

Transporte coletivo

O bairro é servido por várias linhas de ônibus municipais da capital e também o Sistema Transcol (Intermunicipal).


Veja também

Referências

  1. «ILHA DE SANTA MARIA» (PDF). webcache.googleusercontent.com. Consultado em 8 de março de 2018
  2. «População de Ilha de Santa Maria em Vitória - ES | População dos Bairros». populacao.net.br. Consultado em 8 de março de 2018
  3. «Vitória em Dados - Ilha de Santa Maria». webcache.googleusercontent.com. Consultado em 2 de março de 2018
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.