Arquipélago Juan Fernández

O arquipélago Juan Fernández ou João Fernandes[1] é um pequeno grupo de ilhas a mais de 600 km de distância da costa chilena. Seu idioma oficial, assim como no Chile, é o Castelhano

Arquipélago Juan Fernández (vista para Robinson Crusoe a partir da montanha).
Arquipélago Juan Fernández
33° 38' 42.5" N 78° 49' 23.48" O
Geografia física
Localização Oceano Pacífico, Província de Valparaíso
Número de ilhas 3
Ilhas principais Robinson Crusoe, Alejandro Selkirk e Santa Clara
Ponto culminante 1 650 m (Los Inocentes)
Área 99,6  km²
Geografia humana
População 926 (2017)
Densidade 9,3  hab./km²
Capital San Juan Bautista
Maior cidade San Juan Bautista

San Juan Bautista, principal povoação do arquipélago.

Com geografia bastante peculiar, as ilhas do arquipélago vão do nível do mar até cumes de 1 500 m e possuem alguns ecossistemas endêmicos. Mais de 60% das espécies nativas não podem ser encontradas em qualquer outra parte do planeta. Dada a sua importância biológica esse arquipélago foi declarado Parque Nacional em 1935 e Reserva Mundial da Biosfera em 1977.

Bandeira do Arquipélago Juan Fernández.

Dentro das ilhas do arquipélago, a maior delas é a ilha Robinson Crusoe, com 93 km². Foi nela que o marinheiro escocês Alexander Selkirk, permaneceu por mais de quatro anos. Os relatos do navegante teriam dado vida a Robinson Crusoe, famoso personagem do livro de Daniel Defoe. Mais tarde, o nome do personagem foi dado a esta ilha.

Localização dos arquipélagos do Chile.

A ilha de Robinson Crusoe é a única do arquipélago que tem uma população permanente, de cerca de 500 a 600 habitantes, localizada na vila de San Juan Bautista e seus arredores. A economia local está baseada na pesca da lagosta.

Ver também

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.