Ilhas do Instituto Ártico

As ilhas do Instituto Ártico (em russo: Острова Арктического института, Ostrova Arkticheskogo Instituta) formam um compacto arquipélago de estreitas ilhas coberto com vegetação do tipo tundra. As ilhas estão situadas no mar de Kara, a 173 km a norte da costa da Sibéria e a apenas 45 km a sul das ilhas mais próximas do grupo, as ilhas Izvesti Tsik. O arquipélago pertence ao krai de Krasnoiarsk, divisão administrativa da Federação da Rússia e faz parte da Grande Reserva Natural do Ártico, a reserva natural russa de maior extensão, e é desabitado.

Ilhas do Instituto Ártico
Острова Арктического института
Ilhas do Instituto ÁrticoОстрова Арктического института está localizado em: Rússia
Ilhas do Instituto Ártico
Острова Арктического института
Coordenadas: 75° 32' N 82° 5' E

Localização
Geografia física
Localização Mar de Kara
Geografia humana
População 0

A distância entre os extremos norte e sul do arquipélago é de 49,5 km e a largura máxima é de 21 km de este a oeste. A ilha principal é Bolshoy (Grande). O mar mar que rodeia as ilhas do Instituto Ártico está coberto de gelo no inverno e o clima é severo. Há numerosos aicebergues[1] - mesmo no verão.

Mapa das ilhas

As ilhas do Instituto Ártico foram assim chamadas em homenagem ao Instituto Ártico da União Soviética. A ilha mais a sul, a ilha Sidorova tem o nome do proprietário de uma mina de ouro da Sibéria, Mikhail K. Sidorov (1823-87), que desenvolveu uma proposta par ao comércio ao longo da rota marítima do Norte.[2]

Ver também

Referências

  1. «Significado / definição de aicebergue no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». Dicionário da Língua Portuguesa. Consultado em 26 de setembro de 2015 |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  2. «Mikhail K. Sidorov». Consultado em 24 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 21 de agosto de 2007

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.