Immaculate Reception

A Immaculate Reception ou Recepção imaculada é uma das mais famosas jogadas na história do Futebol americano. Aconteceu nos playoffs da AFC de 1972 da National Football League (NFL), entre o Pittsburgh Steelers e o Oakland Raiders no Three Rivers Stadium em Pittsburgh, Pensilvânia, em 23 de dezembro de 1972. Com os Steelers atrás do placar nos últimos 30 segundos do jogo, o quarterback do Pittsburgh Terry Bradshaw fez uma tentativa de passe para John Fuqua. A bola ricocheteou nas mãos do safety dos Raiders Jack Tatum e/ou Fuqua e, enquanto caía (mas antes de tocar o gramado), o fullback dos Steelers Franco Harris a pegou e correu para o touchdown vitorioso. A jogada tem sido fonte de controvérsia e especulação desde então, pois muitos afirmam que a bola tocou apenas em Fuqua ou no chão antes de Harris a pegar, o que em qualquer um dos casos resultaria em um passe incompleto pelas regras da época. O livro de Kevin Cook The Last Headbangers cita a jogada como o início de uma rivalidade entre Pittsburgh e Oakland que alimentou uma equipe historicamente brutal dos Raiders durante a era mais controversa da NFL.[1]

A NFL Films a escolheu como a maior jogada de todos os tempos, bem como a mais controversa.[2] A jogada foi um ponto de virada para os Steelers, que reverteram quatro décadas de futilidade com a primeira vitória nos playoffs e vencendo quatro Super Bowls até o fim da década. O nome da jogada é um jogo de palavras derivado da Imaculada Conceição, um dogma da Igreja Católica; veja passe Hail Mary para um termo similar. A frase foi primeiramente usada no ar por Myron Cope, locutor do Pittsburgh que estava comentando sobre a vitória dos Steelers. Sharon Levosky, uma mulher de Pittsburgh, ligou para Cope antes de sua transmissão esportiva às 23 horas do dia 23 e sugeriu o nome, que foi cunhado por seu amigo Michael Ord. Cope usou o termo na televisão e a frase ficou.[3]

Eventos da jogada

Diagrama da Recepção imaculada.

Após o quaterback dos Raiders Ken Stabler anotar um touchdown em corrida de 30 jardas faltando 1:17 para o fim da partida, o Pittsburgh Steelers ainda estava atrás no placar contra o Oakland Raiders por 7 a 6, tendo uma quarta para 10 em sua própria linha de 40 jardas faltando 22 segundos e sem pedidos de tempo. O técnico Chuck Noll pediu a jogada 66 Circle Option, destinado ao receiver Barry Pearson,[4] um novato jogando sua primeira partida na NFL.

O quarterback dos Steelers Terry Bradshaw (1 no diagrama), sob grande pressão dos defensive ends dos Raiders Tony Cline e Horace Jones, arremessou a bola para a linha de 35 jardas dos Raiders, em direção ao running back John "Frenchy" Fuqua. O safety dos Raiders Jack Tatum colidiu com Fuqua durante a tentativa de recepção da bola (2). O golpe de Tatum derrubou Fuqua no chão e mandou a bola várias jardas para trás.

O fullback dos Steelers Franco Harris, após inicialmente bloquear na jogada, tinha corrido para o campo dos Raiders, caso Bradshaw precisasse de outro receptor elegível. Ele pegou a bola antes desta atingir o chão (3). Harris passou pelo linebacker dos Raiders Gerald Irons, enquanto o linebacker Phil Villapiano, que estava cobrindo Harris, foi bloqueado pelo tight end dos Steelers John McMakin (4). Harris usou a mão para bloquear o defensive back dos Raiders Jimmy Warren (5), e fez o touchdown. O touchdown deu a liderança aos Steelers por 12 a 7 com o kicker Roy Gerela adicionando o extra point.

Citações

Última chance para os Steelers. Bradshaw tentando escapar. E seu passe é... bloqueado por Tatum. Foi pego! Franco Harris tem a posse! Ele corre! Franco Harris pegou a bola, uma deflexão! Cinco segundos para o fim! Ele pegou a bola com cinco segundos e marca!
Curt Gowdy, narrando a jogada pela NBC
Você fala sobre milagres de Natal. Aqui está o milagre de todos os milagres. Observe agora. Bradshaw teve sorte de se livrar da bola! Ele dispara. Jack Tatum desvia diretamente para as mãos de Harris. Ele corre. E o novato com 104 kilos escapa de Warren e marca.
Gowdy, descrevendo o replay da jogada pela NBC

Árbitros

  • Referee: (21) Fred Swearingen
  • Umpire: (88) Pat Harder
  • Head Linesman: (10) Al Sabato
  • Line Judge: (16) Royal Cathcart
  • Back Judge: (63) Adrian Burk
  • Field Judge: (55) Charley Musser

Referências

  1. Cook, Kevin. «Rowdy and Rough». ESPN.com. Consultado em 4 de dezembro de 2012
  2. NFL Top 10 – Controversial Calls
  3. Finder, Chuck (11 de novembro de 2012). «Couple who coined name for Immaculate Reception never sought credit». Pittsburgh Post-Gazette
  4. «The house that the 'Immaculate Reception' built». Sporting News. 2000. Arquivado do original em 17 de fevereiro de 2006

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.