Impacto cultural de Taylor Swift

O impacto cultural de Taylor Swift, musicista estadunidense, é notado por especialistas na indústria fonográfica, assim como sua influência por meio de suas opiniões e ações — da qual os veículos midiáticos denominam de "o efeito Taylor Swift". Aos 16 anos, fez sua estreia como cantora e compositora independente, ao longo de sua carreira conquistou o sucesso e a fama mundial, sendo também considerada considerada um ícone cultural.

Taylor Swift (foto) é apontada por inúmeras publicações acadêmicas e jornalísticas como a musicista mais influente do século XXI.

Swift é conhecida por suas composições narrativas e também devido à sua sonoridade versátil, além de seu empreendedorismo. Inicialmente, destacou-se na música country e gradualmente explorou outros gêneros, como o pop, rock alternativo, indie folk e estilos eletrônicos. Em várias resenhas críticas, também é ressaltado o sucesso das obras de Swift nas paradas musicais, assim como a aclamação da crítica e o apoio constante de seus seguidores. Especialistas consideram o sucesso comercial da cantora como "não convencional" em virtude dos altos números de vendas de álbuns físicos e digitais, além dos lucros de suas turnês. Por conta disso, foi-lhe atribuído o apelido honorário de "A Indústria da Música".[1]

Durante sua carreira, Swift utilizou as mídias sociais para destacar e criticar questões sociais entorno da indústria fonográfica, motivando alterações nas políticas de empresas como SpotifyApple MusicTicketmaster, e também sobre a conscientização de propriedade intelectual, masters, sexismo e racismo. Especialistas exemplificam a predominância de Swift na cultura popular por causa da sua integridade artística, estratégias de marketing e a relação sociológica entre fãs e haters. A cantora também é citada e representada nos meios de comunicação social, como livros, filmes e na televisão.

Referências

  1. «Cover Trail: Taylor Swift Is the Music Industry». Bloomberg Businessweek (em inglês). 13 de novembro de 2014. Consultado em 12 de maio de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.