Impromptu

Um impromptu (em português, "improviso") é uma forma musical livre com caráter de improvisação. Pode ser escrita para qualquer instrumento solista, mas a grande maioria é escrita para piano.

 Nota: Para o longa-metragem com Hugh Grant, veja Impromptu (filme).

O termo foi usado pela primeira vez em 1817, no jornal artístico alemão Allgemeine musikalische Zeitung, como forma de descrever uma peça para piano escrita por Voříšek. Não demorou até que a primeira geração de compositores românticos levassem adiante essa ideia. Schubert publicou duas séries de quatro impromptus, e Chopin escreveu três, mais a Fantaisie-Impromptu. Esta forma continuou popular durante todo o século XIX.

No século XX há poucos exemplos de compositores que nomearam suas peças com esse nome. Um exemplo são as Fantasias-Impromptu escritas por Donald Martino, em 1980. O grupo de rock inglês Queen também apresentou em 1986 uma música chamada "Impromptu", em seu show no estádio de Wembley.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.