Inês II, Abadessa de Quedlimburgo

Inês II, também conhecida como Inês de Meissen (m. 21 de janeiro de 1203)[1] foi uma princesa-abadessa de Quedlimburgo de 1184 a 1203.

Inês II
Inês II, Abadessa de Quedlimburgo
Selo de Inês.
Princesa-Abadessa de Quedlimburgo
Reinado 11841203
Antecessor(a) Adelaide III
Sucessor(a) Sofia I
 
Morte 21 de janeiro de 1203
  Abadia de Quedlimburgo, Saxônia-Anhalt, Alemanha
Casa Wettin
Pai Conrado I de Wettin
Mãe Lutigarda de Elchingen-Ravenstein
Religião Catolicismo

Família

Inês foi a quinta filha e décima criança nascida de Conrado I de Wettin, marquês de Meissen e de Lutigarda de Elchingen-Ravenstein. Os seus avós paternos eram o conde Timo de Wettin e Ida de Nordheim. Os seus avós maternos eram o conde Adalberto de Elchingen e Berta de Staufen.

Ela teve onze irmãos, entre eles: o marquês Otão II de Meissen, marido de Edviges de Brandemburgo; Teodorico I, Marquês da Lusácia, marido da princesa Dobroniega Ludgarda da Polônia; Gertrudes, esposa do conde Hermano de Stahleck; Adela, esposa do rei Sueno III da Dinamarca; o marquês Dedo III da Lusácia, marido de Matilde de Heinsberg; o conde Henrique I de Wettin; o conde Frederico I de Brena, marido de Edviges da Morávia, etc.

Biografia

Durante o seu reinado como abadessa, Inês foi patrona das artes, assim como uma miniaturista e gravadora. As freiras de sua época fizeram cortinas para a decoração de igreja ainda existentes, consideradas de grande valor para o estudo das artes do período.

Inês registrou que ela doou para a Abadia um copo de ouro, várias cobertas de seda e cortinas. Ela escrevia e iluminava os seus próprios livros para serviços divinos. Uma cópia dos gospéis escritos por ela ainda existe, e está bem preservada. [2]

As freiras também criavam decorações de parede. Uma delas, encomendada entre 1186 e 1203, feita para o Papa, mas que não foi enviada, continha o tema "Sobre o casamento da Filologia e Mercúrio", do escritor Marciano Capela[2], considerada uma das mais bem preservadas tapeçarias do estilo românico.[3]

Ela faleceu no dia 21 de janeiro de 1203, na Abadia de Quedlimburgo. Inês foi sucedida por sua sobrinha Sofia, filha de Frederico I de Brena.

Inês aparece representada em um dos 999 azulejos do Heritage Floor, parte instalação de arte The Dinner Party da artista Judy Chicago.

Referências

  1. «Foundation for Medieval Genealogy». fmg.ac
  2. Eckenstein, Lina. «Women Under Monasticism». p. 233. Consultado em 18 de Fevereiro de 2019
  3. E. A. Dale, Thomas (1997). «Relics, Prayer, and Politics in Medieval Venetia: Romanesque Painting in the Crypt of Aquileia Cathedral». p. 73. Consultado em 18 de Fevereiro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.