Indústria Carboquímica Catarinense

A Indústria Carboquímica Catarinense (ICC) foi uma empresa estatal do ramo carboquímico, que foi extinta na onda de privatizações dos anos 1990.[1]

 Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: ICC.

Na liquidação, restou o patrimônio de cinco áreas no perímetro urbano de Imbituba, somando 257 hectares e cerca de cinco milhões de toneladas de insumos às indústrias de fertilizantes agrícolas e cimenteira (sulfato de cálcio, óxido de ferro, gesso agrícola etc.).

Há décadas, cerca de 75% de toda área era ocupada por dezenas de famílias de agricultores. Em junho de 1998, a ICC licitou os bens, sendo vencedora a Cimento Rio Branco (Votorantim), ofertando 2,3 milhões de reais. Todavia, na hora de consumar a venda, a Votorantin desistiu. Em fevereiro de 2000 a ICC deu os bens em pagamento de suas dívidas à Gaspetro, outra estatal federal (Petrobrás). Para fins do imposto de transmissão (ITBI), o município de Imbituba avaliou o patrimônio em R$ 8.350.868,20.

Referências

  1. «Ipiranga e Bunge compram Arafértil». Folha de S.Paulo. 16 de abril de 1994. Consultado em 26 de janeiro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.