Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos

Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC é uma entidade associativa especializada na área de engenharia de custos, cujo objeto é a sistematização, em âmbito brasileiro, dos pincípios e práticas concernentes ao ramo. Trata-se de entidade voltada apenas ao se objeto específico, sem qualquer finalidade política ou lucrativa. Para tanto, promove cursos, congressos, palestras, seminários e congêneres, de modo a disseminar um corpo organizado de ideias do ramo, que devem ser acolhidas pelas empresas privadas e públicas. Nesse sentido, realiza consultas à Controladoria Geral da União – CGU, bem como ao Tribunal de Contas da União – TCU, e, sempre que necessário, destes órgãos recebe também consultas, mantendo intercâmbio científico-normativo a respeito das matérias.

Criado oficialmente em 27 de maio de 1980, originou-se de fato da transformação da Seção Brasileira da AACE - American Association of Cost Engineers, existente no Brasil desde 1978, devido às necessidades das principais empresas da engenharia nacional da época, com o fim precípuo de construir um corpo de conhecimentos específicos em engenharia de custos no país.

Em nível internacional, o IBEC é membro da entidade congênere International Cost Engineering Council – ICEC[1], que é a entidade mundial a congregar as diversas associações nacionais de engenharia de custos existentes nos vários países, legítimas representantes dessa disciplina em tais países.

Ver também


Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.