Instituto Brasileiro do Café

O Instituto Brasileiro do Café, com sigla IBC, foi uma autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio, que definia as políticas agrícolas do produto no Brasil entre os anos 1952 e 1989, quando foi extinto.[1] O IBC como Autarquia do Governo Federal pertencia a administração indireta do Governo Federal vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio.

 Nota: Se procura por outros resultados, veja IBC.
Horácio Sabino Coimbra, presidente do Instituto Brasileiro do Café, em 1967.

O Departamento Nacional do Café, organismo governamental, foi extinto em 15 de março de 1946. Em 6 de setembro foi criada a Divisão da Economia Cafeeira (DEC) dentro do Ministério da Fazenda.[2]

Em 22 de dezembro de 1952 foi criado o Instituto Brasileiro do Café durante o Governo Vargas. Em julho de 1960 o governo de Juscelino Kubitschek criou o Ministério da Indústria e do Comércio do qual o IBC passou a fazer parte. A partir de 1964 passou a responder ao Conselho Monetário Nacional.[2]

Em 8 de maio de 1990 foi extinto o IBC pelo governo Collor.

Com o fim do IBC o Governo do Brasil criou, em 1996, o Conselho Deliberativo de Política do Café.[1]

Seu símbolo era bastante difundido no Brasil e no exterior, sobretudo porque como patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, o time trazia na sua farda, e depois no próprio escudo, a logomarca do IBC, entre os anos de 1979 e 1983.[3]

As negociações para a formalização do Programa de Autofiscalização entre a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e o IBC, à época presididos, respectivamente, por Carlos Barcelos Costa e Jório Dauster, tiveram início em 1987 e se concretizaram em 10 de novembro de 1988, quando entrou em vigor a Resolução n.º80, baixada pelo IBC.

Por meio desta Resolução, a ABIC passava a responder pela fiscalização do setor, arcando com todas as despesas de coleta e análise de amostras de café em todo o País - o que acontece até hoje.

Referências

  1. Histórico, Embrapa-café (acessada em 2 de outubro de 2009)
  2. Cabral, Ligia. «Instituto Brasileiro do Café». FGV CPDOC
  3. Uniformes do Brasil Arquivado em 15 de novembro de 2009, no Wayback Machine., institucional dos Correios (acesso em outubro de 2009)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.