Instituto Moderno

O Instituto Moderno localizava-se na freguesia de Campanhã, cidade, concelho e distrito do Porto, em Portugal. Funcionou no edifício que corresponde hoje a um quartel da Polícia de Segurança Pública. Foi o primeiro da cidade a ser construído em cimento armado.

Quartel da PSP na quinta da Bela Vista.

História

O edifício foi iniciado em maio de 1914, propositadamente para a função escolar, destinado ao ensino primário e secundário, em regime de internato e externato. Funcionou de 1914 até 1918.

A instituição foi modelar, quer devido à qualidade das instalações, quer porque utilizou os mais modernos princípios didáticos e higiénicos da época.

Quando em 1918 se manifestou no país uma epidemia de tifo exantemático, os hospitais da cidade encontravam-se superlotados e deste modo, o Instituto, já então encerrado, foi requisitado para funcionar como seção do Hospital Joaquim Urbano, vulgo "Goelas de Pau".

Referências

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.