Interfixo

Interfixo é o afixo[1] que ocorre entre duas formas de base [2] ou entre uma forma de base e um sufixo.[3] [4]

Semanticamente, os interfixos são vazios; têm um caráter meramente morfológico, com um papel funcional, sobretudo fonológico, evitando o aparecimento de hiatos ou preservando a identidade morfológica da base.[5]

Em português, os casos mais frequentes de interfixação ocorrem com as chamadas consoantes e vogais de ligação, como o z, em cafezinho; o i, em rabirruivo e fumívoro; o l, em tecelão e chaleira.[5][6]

Referências

  1. Observe-se que os interfixos não são referidos na Nomenclatura Gramatical Brasileira, nem na Nomenclatura Gramatical Portuguesa (revogada), que só registram dois tipos de afixos: os prefixos e os sufixos. A Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), instituída pelo governo de Portugal e posteriormente suspensa para revisão, registra infixo, interfixo, prefixo e sufixo. Já o Dicionário Terminológico, resultante da revisão da TLEBS, registra somente prefixo, sufixo e interfixo, como tipos de afixo, ficando excluído o infixo.
  2. Forma de base ou simplesmente base é o constituinte morfológico (radical, tema ou palavra) que se pode juntar um afixo para formar um vocábulo (cf. Infopédia: base 9)
  3. Dicionário Houaiss: interfixo
  4. 'Infopédia: interfixo
  5. Rodrigues, Alexandra Soares et al. Gramática derivacional do português, 2ª ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.