Invar

Invar são ligas à base de Ni (Níquel) e Fe (Ferro), que apresentam a propriedade de um baixo coeficiente de dilatação térmica.

Amostras de Invar

O Invar foi descoberto em 1896 por Charles Edouard Guillaume, que trabalhava no Insituto Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures, localizado em Sèvres, França). Por seus trabalhos com ligas Ni-Fe, Charles Edouard Guillaume recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1920. A liga foi nomeada Invar por seu descobridor.

As ligas Invar têm teor de Ni na faixa de 30-36%, sendo o restante de Fe, podendo ser acrescentados outros elementos. A liga mais usada tem 36%Ni e 64%Fe, sendo conhecida como Invar-36, cujo coeficiente de dilatação é inferior a 1,5x10−6/°C, entre 0°C e 100°C.

O material é utilizado para inúmeras aplicações onde seja necessário que a dilatação por variação de temperatura seja quase nula. Tais como: trenas para topografia e outros instrumentos de medidas, relógios mecânicos de precisão, máscaras perfuradas de tubos de TV, etc. Também encontra aplicação na fabricação de lâminas bimetálicas para uso em termostatos eletromecânicos.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.