Iris DeMent

Iris DeMent (5 de Janeiro de 1961) é uma cantora e compositora estadunidense. O estilo musical da cantora caminha entre o country e o folk contemporâneo.

Iris DeMent
Iris DeMent
Informação geral
Nascimento 5 de janeiro de 1961 (63 anos)
Origem Paragould, Arkansas
País  Estados Unidos
Gênero(s) Country, Folk music, Alternative Country
Instrumento(s) Vocal, guitarra, piano
Período em atividade 1991-presente
Gravadora(s) Warner Bros., Flariella Records
Página oficial http://www.irisdement.com/

Vida

DeMent era a filha mais nova de Pat DeMent e sua segunda esposa, Flora Mae. Ela nasceu num lar Pentecostal, mas atualmente se diz agnóstica.[1] DeMent se casou com Elmer McCall em 1991, mas terminou o relacionamento tempos depois. Ela se casou com o cantor e compositor de Folk Greg Brown em 21 de novembro de 2002. Ela nasceu próxima a cidade de Paragould, Arkansas mas cresceu em Cypress, California, local onde ela conheceu e foi influenciada pelo country e pela gospel music.

Carreira

As músicas de DeMent são tipicamente simples, com pequenas historias sobre as dores e alegrias da vida. Seu primeiro disco, Infamous Angel, foi lançado em 1992 e explorava temas como religião, a vida nas cidades pequenas, lamentações de que as coisas boas não duram muito e fragilidade humana entre outros assuntos. Sua canção "Let the Mystery Be" foi regravada por diversos artistas, como 10,000 Maniacs e Alice Stuart, se tornando a música mais famosa de Iris. Em seu segundo disco lançado em 1994, My Life, ela manteve a mesma linha dos temas do álbum anterior. My Life foi indicado ao Grammy para melhor disco contemporâneo de Folk. Seu terceiro álbum, The Way I Should, foi lançado em 1996. O disco possuía uma abordagem mais política, além de polêmicas como abuso sexual, religião, policia e Vietnam.

Em 1994, Natalie Merchant do 10,000 Maniacs tocou a canção de DeMent "Let the Mystery Be" com David Byrne para o acústico da MTV americana, MTV Unplugged. A canção também foi incluída no disco Campfire Songs: The Popular, Obscure and Unknown Recordings. Em 1995, sua canção "Our Town" foi tocada no final de um popular série de TV da CBS, Northern Exposure. DeMent ganhou mais fãs, e a canção foi regravada por Kate Rusby, Jody Stecher, e Kate Brislin.

DeMent também fez duetos com John Prine no disco In Spite of Ourselves; cantando ainda com Steve Earle e Emmylou Harris, além de participar em álbuns de inúmeros outros artistas. Ela apareceu em um filme de 2000 chamado Songcatcher, com o papel de Rose Gentry; além de participar da trilha sonora.

Após um hiato desde o final de 1999 ela lançou seu quarto álbum, Lifeline, em 2004.

Ela ganhou certa notoriedade cantando uma música de Merle Haggard, "Big City", em Tulare Dust: Tribute to Merle Haggard, que foi um disco com vários artistas para o renomado cantor.

Em 2007 a música "My Life", foi incluida no filme Mister Lonely, de Harmony Korine, apesar de não aparecer oficialmente na trilha sonora do filme que foi lançada.

Iris também foi inspiração para a canção do grupo Goo Goo Dolls, "Iris", apos o guitarrista e vocalista da banda John Rzeznik ter encontrado o nome dela na revista Billboard em um artigo escrito por Daniel Levitin. [carece de fontes?]

Paradas

AnoÁlbumcategoriaPosição
1994My Life Billboard Heatseekers16
1996The Way I ShouldBillboard Heatseekers22
Janeiro 2004LifelineFolkDJ-L Folk Radio Airplay15

Discografia

Álbuns

Outras contribuições

  • WYEP Live and Direct: Volume 4 - On Air Performances (2002) - "Our Town"

Leitura

  • In The Country of Country: A Journey to the Roots of American Music, Nicholas Dawidoff, Vintage Books, 1998, ISBN 0-375-70082-X
  • Don't Get Above Your Raisin': Country Music and the Southern Working Class, Bill C. Malone, University of Illinois Press, 2001, ISBN 0-252-02678-0

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 26 de junho de 2008

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.