Isabel de Meclemburgo-Schwerin

Isabel Alexandrina de Meclemburgo-Schwerin (Schwerin, 10 de agosto de 1869Castelo de Schaumburg, 3 de setembro de 1955) foi uma filha do grão-duque Frederico Francisco II de Meclemburgo-Schwerin e da sua terceira esposa, a princesa Maria de Schwarzburg-Rudolstadt.[1] Pelo seu casamento com Frederico Augusto II, era também grã-duquesa de Oldemburgo.

Isabel Alexandrina
Duquesa de Meclemburgo-Schwerin

Isabel em 1907.
Grã-duquesa de Oldemburgo
Reinado 13 de junho de 190011 de novembro de 1918T
Antecessor(a) Isabel de Saxe-Altemburgo
Sucessor(a) Monarquia abolida
Helena de Waldeck e Pyrmont
 
Nascimento 10 de agosto de 1869
  Schwerin, Meclemburgo-Schwerin, Alemanha
Morte 3 de setembro de 1955 (86 anos)
  Castelo de Schaumburg, Alemanha Ocidental
Cônjuge Frederico Augusto II, Grão-Duque de Oldemburgo
Descendência Nicolau de Oldemburgo
Alexandrina de Oldemburgo
Ingeborg Alice de Oldemburgo
Alteburga de Oldemburgo
Casa Meclemburgo
Holsácia-Gottorp (por casamento)
Pai Frederico Francisco II de Meclemburgo-Schwerin
Mãe Maria de Schwarzburg-Rudolstadt

Família

Isabel era parente de muitas famílias reais europeias. Era a filha mais velha do terceiro casamento do grão-duque Frederico Francisco II de Meclemburgo-Schwerin com a princesa Maria de Schwarzburg-Rudolstadt, o que a tornava irmã mais velha do príncipe Henrique de Meclemburgo-Schwerin, consorte da rainha Guilhermina dos Países Baixos e tia da sua filha, a rainha Juliana. Era também meia-irmã mais nova do grão-duque Frederico Francisco III de Meclemburgo-Schwerin e, através dele, tia da rainha Alexandrina da Dinamarca e da princesa-herdeira Cecília da Alemanha. Era também meia-irmã da grã-duquesa Maria Pavlovna da Rússia que era mãe do grão-duque Cyril Vladimirovich, o czar da Rússia em exílio.

Os seus avós paternos eram o grão-duque Paulo Frederico I de Meclemburgo-Schwerin e a princesa Alexandrina da Prússia. Os seus avós paternos eram o príncipe Adolfo de Schwarzburg-Rudolstadt e a princesa Matilde de Schonburg-Waldenburg.

Casamento e descendência

No dia 24 de outubro de 1896, Isabel casou-se com o grão-duque Frederico Augusto II de Oldemburgo.[1] A primeira mulher dele, Isabel Ana da Prússia, tinha morrido no ano anterior, deixando-lhe apenas uma filha, a duquesa Sofia Carlota de Oldemburgo e por isso Frederico tinha necessidade de gerar um herdeiro masculino. Sucedeu ao trono de Oldemburgo em 1900, o que fez com que Isabel se tornasse grã-duquesa consorte.

Tiveram quatro filhos:

Frederico foi forçado a abdicar do seu trono no final da Primeira Guerra Mundial, quando o antigo grão-ducado se juntou à republica alemã do pós-guerra.[2] A família passou a residir no Castelo de Rastede onde Augusto começou a investir na indústria e agricultura locais.[3] Um ano depois de ter abdicado, Augusto pediu um rendimento anual de 150 000 marcos ao governo de Oldemburgo, afirmando que a sua condição financeira era "extremamente precária".[3]

Em 1931, Frederico morreu em Rasted. Isabel morreu no dia 3 de Setembro de 1955, 24 anos depois.

Títulos e estilos

  • 10 de agosto de 1869 - 24 de outubro de 1896: Sua Alteza Duquesa Isabel Alexandrina de Meclemburgo-Schwerin
  • 24 de outubro de 1896 - 13 de junho de 1900: Sua Alteza Real A Grã-duquesa Hereditária de Oldemburgo
  • 13 de junho de 1900 - 24 de fevereiro de 1931: Sua Alteza Real A Grã-duquesa de Oldemburgo
  • 24 de fevereiro de 1931 - 3 de setembro de 1955: Sua Alteza Real A Grã-duquesa Viúva de Oldemburgo

Referências

  1. "Duchess Elisabeth", The New York Times (Oldenburg),
  2. "Former Grand Duke of Oldenburg Dies", The New York Times (Oldenburg)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.