Islay LIMPET

A Islay LIMPET (acrónimo de Land Installed Marine Power Energy Transmitter) foi a primeira central comercial de produção de electricidade a partir da energia das ondas a entrar em serviço comercial. Está situada na ilha de Islay, nas Hébridas, e fornece energia à rede eléctrica do Reino Unido. A potência instalada é de 500 kW, repartidos por duas turbinas Wells instaladas num sistema de coluna oscilante inclinada.

Islay LIMPET
Administração
Localização
Coordenadas
Construção
Características
Tipo de instalação
wave power station (en)
Vista de conjunto da central Islay LIMPET.
A central LIMPET.

Descrição

A central LIMPET foi construída no ano 2000 e está localizada na Claddach Farm em Rhinns of Islay[1] na ilha escocesa de Islay. A Islay LIMPET foi desenvolvida pela empresa Wavegen em cooperação com a Queen's University Belfast.

A capacidade da Islay LIMPET é de 500 kW, utilizando uma instalação costeira de coluna de água oscilante (OWC ou Oscillating Water Column) para transformar a energia das ondas em energia pneumática no interior de uma câmara de betão. A câmara pneumática é um tubo de betão inclinado com a sua abertura abaixo do nível do mar. A acção das ondas provoca a oscilação da coluna de água contida na câmara, a qual comprime e descomprime o ar existente na parte superior. O fluxo bidireccional de ar resultante da oscilação é canalizado através de duas turbinas Wells, com rotações opostas, cada uma delas acoplada a um gerador de 250 kW.[2]

A central até 2010 tinha em média 98% de disponibilidade, tendo já trabalhado mais de 60 000 horas ligada à rede comercial, o que a coloca no mesmo nível de produção de tecnologias como a energia eólica e hidroeléctrica.[3]

Na ilha do Pico, nos Açores, está em funcionamento desde Novembro de 1999 uma central piloto, a Central de Ondas do Pico, com 400 kW de potência instalada, utilizando a mesma tecnologia.

Notas

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.