Jacques-Rémy Girerd

Jacques-Rémy Girerd é um diretor francês de filmes de animação e fundador do estúdio Folimage.

Jacques Rémy-Girerd
Nome completo Jacques Rémy-Girerd
Nascimento 07 de março de 1952
Mars; Loire; França
Nacionalidade francês
Cidadania francesaFrança
Ocupação
Período de atividade 1974-2022
Página oficial
www.folimage.fr

Formado em Belas-Artes na cidade de Lyon, lançou-se como animador e diretor realizando filmes em curta-metragem com a técnica de massinha, como 4000 Images fœtales (4000 imagens fatais) e D'une gompa l'autre(De um gompa para outro). Em 1981, fundou o estúdio de animação Folimage, especializado na produção de filmes feitos quadro a quadro. Em 1988, seu curta-metragem Le Petit cirque de tous les couleurs (O pequeno circo de todas as cores), produzido no estúdio Folimage 2, ganhou o prêmio César (cinema) de melhor curta de animação. No mesmo ano, dirigiu o média-metragem L'Enfant au grelot (A criança do sino), que ganhou o prêmio Cartoon d'or, prêmio europeu de cinema de animação.

Em 2001, Jacques-Rémy Girerd dirigiu seu primeiro filme longa-metragem de animação, La prophétie des Grenouilles (A Profecia dos Sapos). Em 2004, publicou o romance Cœur de trèfle (Coração de Trevo), primeiro de vários. Em 2008, lançou seu segundo longa-metragem, Mia et le Migou (Mia e o Migou). Em 2010, produziu e roteirizou Une vie de chat (Um gato em Paris), o primeiro longa-metragem de Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol, que foi indicado ao Óscar em 2012. Em 2013, dirigiu a série C'est bon (É bom), para o canal France Télévisions. Em 2014 lançou seu terceiro longa-metragem, codirigido por Benoît Chieux, Tante Hilda! (Tia Hilda!). Produziu também Phantom Boy (O Garoto Fantasma), lançado em em 2015. No mesmo ano, produziu a série Tu mourras moins bête (Você vai morrer menos estúpido), adaptado do blog homônimo de Marion Montaigne.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.