Jaime Mayor Oreja

Jaime Mayor Oreja (San Sebastian, Guipúzcoa, 12 de julho de 1951), é um político basco, militante do Partido Popular. Em 2011 era eurodeputado (desde 2004), entre outros cargos. É sobrinho do ex-ministro Marcelino Oreja Aguirre.

Jaime Mayor Oreja

Engenheiro agrónomo, entrou em 1977 na União de Centro Democrático (UCD) onde desempenhou o cargo de secretário-geral de Guipúzcoa e secretário-adjunto de Relações Internacionais. Em 1980 foi eleito parlamentar na Assembleia Autonómica, Conselheiro de Turismo do Governo pré-autonómico e deputado por Guipúzcoa. Em 1982 foi designado delegado do Governo no País Basco. Em 1984 apresentou-se às eleições autonómicas bascas como candidato a lehendakari pela Coalición Popular.

Durante a legislatura foi porta-voz da Coalición Popular no Parlamento Basco.

Em 1989 foi nomeado diretor político para a campanha das eleições europeias pelo Partido Popular, desempenhando o cargo de liderança do mesmo no País Basco.

Deputado no Parlamento pela Biscaia em 1989, renunciou ao seu lugar para se apresentar como candidato do Partido Popular a lehendakari nas eleições bascas de 1990, candidatura que repetiu nas de 1994.

Foi nomeado vice-secretário-geral do PP no XII Congresso Nacional (fevereiro de 1996). Foi deputado nacional do PP por Álava na I, IV e VI legislaturas e pela Biscaia na VII.

Em maio de 1996 foi nomeado ministro do Interior, posto que manteve até ao ano 2001.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.