Jakob Aljaž

Jakob Aljaž (6 de Julho de 1845 - 4 de Maio de 1927), foi um padre católico romano esloveno, compositor e alpinista.

Jakob Aljaž
Jakob Aljaž
Nascimento 6 de julho de 1845
Zavrh pod Šmarno goro
Morte 4 de maio de 1927 (81 anos)
Dovje
Cidadania Reino da Iugoslávia, Áustria-Hungria
Ocupação padre, compositor, montanhista
Religião Igreja Católica

Jakob Aljaž nasceu numa pequena aldeia da Alta Carniola, a nordeste de Ljubljana, no que era então o Império Austro-Húngaro. Aljaž era um sacerdote e também um bom compositor, cantor e mestre de coro. As suas obras são muito populares entre os eslovenos. Tornou-se famoso por ter cabanas de montanha construídas em todos os Alpes Julianos, que permitiram o desenvolvimento de alpinismo nas chamadas Terras Eslovenas. A sua mais famosa construção é de longe a Aljažev ( "Aljaž'es"), construída sobre o cume do monte Triglav, a montanha mais alta nos Alpes Julianos e na Eslovénia e um símbolo nacional esloveno. Ele também organizou várias caminhadas, permitindo mais visitantes irem até às montanhas.

Juntamente com Henrik Tuma, Jakob Aljaž é considerado o fundador da alpinismo esloveno. Os seus esforços também tiveram um papel muito importante no surgimento de Monte Triglav como um dos principais símbolos nacionais do povo esloveno. O primeiro verso de Jakob Aljaž das suas famosas canções patrióticas Oj, Triglav, moj dom ( "Oh, Triglav, minha casa") está gravado na moeda eslovena de 50 cêntimos de euro.

Morreu na aldeia de Dovje.

Referências

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.