Jean Meyer

Jean Meyer (Riken, 8 de julho de 1855 - Béziers, 13 de abril de 1931) foi um filósofo, escritor, pesquisador e filantropo suíço. Foi uma das mais destacadas figuras do espiritismo no início do século XX.

Jean Meyer
Jean Meyer
Nascimento 8 de julho de 1855
Suíça
Morte 13 de abril de 1931
Béziers
Sepultamento Old cemetery of Béziers
Cidadania Suíça
Ocupação escritor, filantropista, filósofo

Biografia

Jean Meyer nasceu na pequena comunidade de Riken, que mais tarde se fundiu com o vilarejo vizinho Balzenwil, formando o que hoje é a cidade de Murgenthal, região central da Suíça, filho de Jean Jacques Meyer e de Elisabeth Leher. Desde o berço, foi favorecido pelos recursos financeiros de sua família e então pôde dedicar-se sem maiores preocupações aos estudos.

Segundo o seu registro de óbito, ele foi casado com a Sra. Adèle Blanche Rouville e se ocupava profissionalmente como comerciante de vinhos.

Possuidor de fortuna material, tornou-se espírita após a leitura das obras de Allan Kardec e Léon Denis, dedicando-se, a partir de então, à sua divulgação.

De 1916 a 1931, ano de seu falecimento, foi o diretor-proprietário da "Revue Spirite", periódico fundado por Allan Kardec. Em 1917, fundou, em sua própria residência, a Vila Valrose, em Paris, a União Espírita Francesa, junto com Gabriel Delanne e Léon Denis. Para além de ter sido membro de numerosas entidades científicas quer na França quer em outros países, foi:

  • Vice-presidente da Casa dos Espíritas, na mesma cidade;
  • Membro da Sociedade de Estudos Metapsíquicos e do
  • Institut Métapsychique International, instituição reconhecida como de "utilidade pública" pelo governo francês, onde se dedicou a estudos dos fenómenos psíquicos junto com Gustave Geley;
  • Vice-presidente do "Congresso Espírita Internacional de Haia";
  • Vice-presidente da Federação Espírita Internacional, quando esta manteve a sua sede em Paris;
  • Vice-presidente da Comissão Executiva do Congresso Espírita Internacional, realizado em Paris de 6 a 13 de setembro de 1915.

Dedicou-se ao estudo do aspecto filosófico e científico da Doutrina Espírita, atendendo ainda à sua parte filantrópica, tendo amparado financeiramente várias instituições assistenciais, dentre elas uma obra erguida em Lyon, pelas senhoras Stephen e Dayt. Financiou a divulgação do Espiritismo através das "Edições Meyer", e a manutenção de instituições como a "União Espírita Francesa".

Bibliografia

  • LUCENA, Antônio de Souza; GODOY, Paulo Alves. Personagens do Espiritismo. São Paulo: FEESP.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.