Joana d'Arc de Luc Besson

Joana d'Arc de Luc Besson[1][2][3][4] (em francês: Jeanne d'Arc) é um filme francês de 1999, do gênero drama biográfico, dirigido por Luc Besson.

Joana d'Arc de Luc Besson
Jeanne d'Arc
Joana d'Arc de Luc Besson
Cartaz do filme
 França
1999 cor •  155 min 
Género drama biográfico
Direção Luc Besson
Roteiro
Elenco Milla Jovovich
Dustin Hoffman
Faye Dunaway
John Malkovich
Música Éric Serra
Idioma inglês

O filme foi produzido pela Gaumont e distribuído pela Columbia Pictures e pela Sony Pictures Entertainment. Foi produzido por Patrice Ledoux e a trilha sonora é de Éric Serra.

Sinopse

Em 1412, nasce em Domrémy, na França, uma menina chamada Joana. Ainda jovem, ela desenvolve uma tão intensa e fora do comum que fazia se confessar várias vezes por dia.

Eram tempos muito difíceis, pois a Guerra dos Cem Anos com a inimiga de sempre Inglaterra prolongava-se desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI de França assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte do rei, a França pertencerá a Inglaterra. Todavia, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países rivais, mas tem poucos meses de idade e Carlos, o delfim de França, não deseja entregar de mãos beijadas o seu reino a uma criança.

Desta forma, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire conseguindo deter o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele quer é ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam toda a região envolvente, isto torna-se um problema grave para ser contornado. Até que aparece Joana que, além de se autointitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação e fé inabalável e dizia que estava numa missão divina para libertar a França da opressão dos ingleses.

Desesperado por uma solução, o delfim aceita lhe dar um exército, com o qual ela consegue recuperar a cidade de Reims, onde o delfim é coroado rei. Mas se finalmente para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do fim.

Elenco

Contexto histórico

Ver artigo principal: Guerra dos Cem Anos
Ver artigo principal: Joana d'Arc

Joana d'Arc é contemporânea da Guerra dos Cem Anos, longa disputa entre Inglaterra e França. Heroína dessa guerra, foi presa pelos borguinhões e condenada à fogueira por prática de bruxaria. Contudo, cinco séculos depois, o processo que a condenou foi invalidado e ela foi canonizada como santa pelo Papa Bento XV.

Prêmios e indicações

Prêmio César 2000 (França)

  • Venceu nas categorias de melhor figurino e melhor som.
  • Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor desenho de produção, melhor canção, melhor edição e melhor fotografia.

Referências

  1. Joana d'Arc de Luc Besson no CinePlayers (Brasil)
  2. Joana d'Arc de Luc Besson no AdoroCinema
  3. Joana d'Arc de Luc Besson no DVDPT (Portugal)
  4. Joana d'Arc de Luc Besson no SapoMag (Portugal)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.