Jebtsundamba Khutuktu

Khutuktu Jebtsundamba (Mongol: Жавзандамба хутагт, Javzandamba Khutagt; tibetano: རྗེ་བཙུན་དམ་པ་ Jetsun Dampa; "Santo e Venerável Senhor") é o líder espiritual do povo mongol e máximo hieraquia do budismo lamaísta mongol, sendo o máximo lama na Mongólia. Pertence a tradição Gelug do budismo tibetano.

Altar da Jebtsundamba Khutughtu

História

Zanabazar (1635-1723), foi reconhecido em 1640 pelo Dalai Lama e o Panchen Lama como a reencarnação de erudito budista Taranatha, que pregava o budismo entre os mongóis. Zanabazar assim se tornou o líder espiritual dos mongóis Khalkha, a etnia predominante na Mongólia. O sucessor Zanabazar também veio da elite aristocrática da Mongólia, descendentes diretos de Genghis Khan. Após a queda do Império Mongol (que era a religião oficial do budismo tibetano) e a anexação da Mongólia para o Império Chinês, os imperadores chineses tentaram fazer as encarnações do Jebtsundamba Khutuktu foram exclusivamente tibetanas. No entanto, após a declaração de independência da Mongólia em 1911, o oitavo Jebtsundamba Khutuktu, Bogd Khan (1869-1924) foi eleito Imperador da Mongólia, sendo assim o líder espiritual e político semelhante ao Dalai Lama no Tibete. A Revolução Mongol (ou Mongolês) que estabeleceu um governo comunista da República Popular da Mongólia, permitiu Bogd Khan manter um trono simbólico, mas após sua morte, o governo declarou que não havia reencarnações do Jebtsundamba Khutuktu, embora lamas mongóis reconheceu a nova encarnação de quase imediatamente e informado o Dalai Lama em Lhasa ao respeito, desaparece a partir do registro histórico.

O actual Khutuktu Jebtsundamba nasceu como Jampal Nampol Chökyi Gyaltsen em Lhasa, no Tibete, filho de um guarda-costas pessoal de Dalai Lama. Uma vez que a Mongólia estava sob regime comunista, sua identidade foi mantida em segredo. Como ele viveu uma vida normal, casando-se duas vezes e tendo vários filhos. Até a queda do comunismo na União Soviética e a Mongólia que o Dalai Lama divulgou a identidade do atual Khutuktu Jebtsundamba, numa cerimônia onde ele foi coroado no cargo foi realizada na capital de Mongólia, Ulan Bator, em 1990.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.