João Francisco da Cruz

João Francisco da Cruz (Sintra, Belas, Agualva - ?) foi um negociante português, de família que se enobreceu no século XVIII, e que foi Deputado da Junta da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e Escrivão do Terreiro Público por nomeação do Senado da Câmara de Lisboa.

Família

Filho de João Francisco, natural e que viveu no lugar da Igreja Nova, antigo termo de Sintra, e de sua mulher Brízida Francisca, do lugar de Agualva, freguesia de Belas, no mesmo Concelho de Sintra.[1][2]

Biografia

Foi oficial de marceneiro com loja aberta e Industrial em Lisboa, onde morou às Portas de Santa Catarina, por influência dum filho Padre foi Deputado da Junta da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e Escrivão do Terreiro Público por nomeação do Senado da Câmara de Lisboa com todos os mais empregos da sua inspeção nas pessoas da Casa dos Vinte e Quatro.[1][2]

Casamento e descendência

Casou com Joana Maria de Sousa, de Vila Franca de Xira, filha de António Gomes e de sua mulher Domingas Antunes, de quem teve quatro filhos e duas filhas[1][2]:

Referências

  1. "Armorial Lusitano", Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 3.ª Edição, Lisboa, 1987, p. 34
  2. "Nobiliário das Famílias de Portugal", Volume IV, p. 134 (Cruzes)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.