João Gomes Ferreira

D. João Gomes Ferreira (Aguiar de Sousa 1851 - 4 de Maio de 1897, Pangim), missionário, Bispo de Cochim.

João Gomes Ferreira
João Gomes Ferreira
Nascimento 9 de junho de 1851
Paredes
Morte 4 de maio de 1897
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Biografia

D. João era filho do negociante António dos Santos Gomes, e de sua esposa D. Maria Ferreira.

Cursou o liceu do Porto, distinguindo-se no estudo da matemática. Dedicando-se depois aos estudos de teológicos e dogmáticos, entrou no colégio das Missões Ultramarinas de Sernache do Bomjardim. Em 1875 concluiu o curso eclesiástico e tomou as últimas ordens, sendo nomeado professor para o seminário de Macau. Foi reitor do mesmo seminário, substituindo o Bispo D. António Joaquim de Medeiros. Foi depois missionar para Timor.

No "reino de Manatuto concluiu uma igreja a que dera princípio o bispo Medeiros, chegando ele próprio a trabalhar no novo templo como qualquer operário, na pintura decorativa da igreja".

Em 1887 foi nomeado Bispo de Cochim. "Tratou logo de reconstituir a sua diocese, extinguindo ódios intestinos originados pela distinção de castas, e fundindo num único amplexo de amor e fraternidade os seus diocesanos que se devotavam ódio irreconciliável e figadal." Reorganisou e desenvolveu o Colégio de Santa Cruz em Cochim, "destinando-a à educação da mocidade que nele encontrasse todas as disciplinas de curso preparatório para o ingresso nas universidades inglezas da Índia".

Fundou o Convento de Santa Maria para educação das meninas de Cochim, entregando a sua direção às irmãs canossianas. Fundou em Alapé o Seminário do Sagrado Coração de Jesus "para ordenação do clero indígena".

Fundou também o Orfanostrofio de Santo Antonio, onde, "a par da educação religiosa, se ensinavam as artes e oficios que faziam cidadãos prestantes a si e à sociedade".

Fundou ainda em Alapé um Convento para educação das meninas, dirigido também por irmãs canossianas e "tendo como dependente um Orfanostrofio para raparigas pobres e desvalidas."

Instituiu justo deste convento dois "catecumenados para a conversão dos Hindus".

"Além de muitas outras, creou em Alapé a Escola "Leão XIII"."

Faleceu no Paço patriarcal de Pangim. Os seus restos mortais foram trazidos de Pangim, no vapor Zaire, e "deram entrada na capela de S. Roque, do arsenal da Marinha, em Lisboa, em 12 de Outubro de 1902. Transportado para a estação do Rossio partiu para Aguiar de Sousa, Paredes.

Referências

    Monogafia de Paredes, por José do Barreiro, Porto 1922. p. 232 - 239.

    Precedido por
    Frei Joaquim de Santa Rita Botelho
    Brasão episcopal
    Bispo de Cochim

    18871897
    Sucedido por
    Dom Mateus de Oliveira Xavier
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.