Joaquim José Coelho Mendes

Joaquim José Coelho Mendes (Angra do Heroísmo, 12 de junho de 1861 Angra do Heroísmo, 7 de dezembro de 1890) foi um poeta, jornalista, escritor e publicista que deixou vasta obra dispersa por jornais e almanaques editados na ilha Terceira.[1][2][3][4][5]

Joaquim José Coelho Mendes
Joaquim José Coelho Mendes
Nascimento 12 de junho de 1861
Angra do Heroísmo
Morte 7 de dezembro de 1890 (29 anos)
Angra do Heroísmo
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação jornalista

Biografia

Nasceu em Angra do Heroísmo, filho de Joaquim José Coelho e de Maria de São Pedro Coelho Mendes. Concluiu o ensino secundário no Liceu de Angra, tendo partido para o Brasil em 1887, onde viveu dois anos.[1] No regresso, adoeceu com tuberculose e partiu para a ilha da Madeira com o objectivo de tentar a cura. Ali casou, regressando à terra natal.[6]

A sua colaboração nos jornais açorianos encontra-se dispersa pelo Atlheta, O Imparcial, A Evolução, Diário de Notícias, Açoriano Oriental e Domingo. Foi director de O Popular (Angra do Heroísmo) e redactor dos periódicos angrenses Aurora Angrense, Operário e Fraternidade Artística.[7] No jornal A Terceira foi autor de várias biografias, e poesias. Os seus trabalhos biográficos tê-lo-ão levado a escrever também sobre a história literária dos Açores, que principiou a coligir e a publicar em folhetins no jornal A Terceira, publicações essas que se estenderam de 1886 a 1888.

Foi membro da Sociedade de Astronomia de França e sócio correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa.[1] Faleceu em Angra, a 9 de dezembro de 1890, vítima de tuberculose.

Obras principais

Para além de vasta produção em prosa e verso dispersa por múltiplos periódicos, é autor das seguintes obras:[1]

  • Flores Agrestes (poesia). Funchal, Typ. Popular, 1884.
  • Crisálidas (poesia). Angra do Heroísmo, 1885.
  • O profeta. Angra do Heroísmo, 1885.
  • Do berço ao túmulo (sonetos). Angra do Heroísmo, 1887.

Referências

  1. Nota biográfica de Coelho Mendes na Enciclopédia Açoriana.
  2. Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira, Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.
  3. Eugénio Lisboa (coord.), Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, vol. II, p. 453. Mem Martins, Publicações Europa-América, 1990.
  4. Raimundo Belo, «Joaquim José Coelho Mendes» in Almanaque Açores para 1954, pp. 41-45. Angra do Heroísmo, Livraria Editora Andrade, 1954.
  5. Nota autobiográfica em A Terceira, n.º 1519, edição de 16 de junho de 1888.
  6. Nota biográfica.
  7. José Afonso Botelho de Andrade, Nota biográfica no Novo Diário de Notícias, Ponta Delgada.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.