John Anderson (filósofo)

John Anderson ( Stonehouse, South Lanarkshire, 1 de Novembro 1893 – Sydney, Austrália, 6 de Julho 1962) foi um filósofo político da Escola do Realismo Australiano.

John Anderson

Vida e Obra

Estudou filosofia na Universidade de Glasgow, sob a influência de Edward Caird. Depois de leccionar em universidades galesas e escocesas foi nomeado professor de filosofia em Sydney em 1927.

De início um positivista realista, marxista empirista, acabou por se transformar num promotor de um hegelianismo tolerante de base ampla. O seu empirismo devia antes ser descrito como racionalismo, na medida em que procurava a certeza, ainda que essa certeza fosse justificada na experiência dos sentidos em vez de em princípios a priori. Ao denominar-se empirista afirmava que não tínhamos outra fonte de informação acerca dos estados de coisas a não ser através da observação e investigação empírica. No entanto, nunca se eliminaria totalmente o risco de erro. [1]

Referências

  1. Dicionário de Filosofia coordenado por Thomas Mautner. Edições 70, 2010

Ligações externas

Australian Dictionary of Biography

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.