John Bartlett

John Bartlett (14 de Junho de 1820 - 3 de Dezembro de 1905) foi um escritor americano e editor cuja obra mais bem conhecida, Bartlett's Familiar Quotations, tem sido continuamente revisada e republicada por mais de um século após a sua morte.

John Bartlett
John Bartlett
Nascimento 14 de junho de 1820
Plymouth
Morte 3 de dezembro de 1905 (85 anos)
Sepultamento Cemitério de Mount Auburn
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • William Bartlett
  • Susan Bartlett
Ocupação editor, editor, escritor
Prêmios
  • Membro da Academia Americana de Artes e Ciências

Vida

Bartlett nasceu em Plymouth, Massachusetts, e, após completar o colegial, se mudou para Cambridge, também em Massachsetts, onde trabalhou para uma biblioteca privada que prestava serviços para a Universidade Harvard. Anos depois, Bartlett conseguiu montar a sua própria loja de livros.

Bartlett começou a ficar conhecido pelas suas citações de pessoas famosas e, em 1855, editou, de forma particular, o seu primeiro livro de citações, o Familiar Quotations. Aquela edição de 258 páginas continha citações de 169 autores. Um terço das citações da primeira edição tiveram como origem a Bíblia e de trabalhos de William Shakespeare. As outras citações vieram de grandes poetas ingleses. Após servir na Guerra Civil Americana, publicou a sua quarta edição do Familiar Quotaions, desta vez associado a uma famosa gráfica americana, a Little, Brown and Company. Em 1871, Bartlett foi admitido como membro do American Academy of Arts and Sciences. Mesmo após morrer em 1903 em Cambridge, a sua principal obra, Bartlett's Familiar Quotations continua a ser revisado e republicado e atualmente se encontra na décima sétima edição.[1]

Ver também

Referências

  1. «History of Bartlett's Familiar Quotations». Trivia Library (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2008
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.