John Whitelocke

John Whitelocke (175723 de outubro de 1833) foi um oficial do exército inglês.[1]

John Whitelocke
John Whitelocke
Nascimento 1757
Inglaterra
Morte 23 de outubro de 1833 (75–76 anos)
Beaconsfield
Sepultamento Catedral de Bristol
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater
  • Marlborough Royal Free Grammar School
Ocupação oficial
Tribunal Marcial sobre o General Whitelocke - Chelsea College, 28 de janeiro de 1808 - uma ilustração contemporânea por uma mão anônima

Carreira

Whitelocke entrou para o exército em 1778 e serviu na Jamaica e em São Domingo, em 1805 foi promovido a tenente-general e inspetor-geral de recrutamento sendo indicado em 1807 ao comando da expedição que invadiu Buenos Aires, na época pertencente à Espanha, durante o período das Invasões Britânicas. O ataque à cidade recebeu forte resistência, levando Whitelocke a negociar com o general inimigo, Santiago de Liniers, culminando na rendição e no abandono da expedição britânica.

Tal conduta foi recebida com grande desaprovação pelos militares e pela Inglaterra, levando Whitelocke a uma corte marcial em 1808, onde acabou condenado por quase todas as acusações e declarado "inapto e indigno para servir a Sua Majestade em qualquer classe militar", sendo retirado de todas as suas funções.

Referências

  1. 'Whitelocke, John', in Oxford Dictionary of National Biography (OUP, 2007)

Fontes

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.