Johnny Galvão

José João Oliveira Galvão (1942 - 19 de setembro de 2021) foi um músico português que desenvolveu a maior parte do seu trabalho de instrumentista, produtor e arranjador em Espanha. É mais conhecido como Johnny Galvão, Joni Galvão ou J.J. Galvão.

Carreira

Fez parte do grupo Os Duques até 1968. O primeiro EP (Sousa Galvão Apresenta Os Duques – 1963), foi editado antes de ter ido viver para Espanha. Ainda gravaram mais alguns discos até 1968.[1]

Em Espanha foi membro de grupos conhecidos como os Los Buenos (1968 e 1969)[1] e Aguaviva. Tornou-se músico de estúdio e membro principal da formação que acompanhava o músico Miguel Rios.[2] Trabalhou também na renovação do flamenco com Paco de Lucia e Manolo Sanlucar. Colaboração na produção de artistas como Las Grecas, Lolita, Rosa Morena e Sergio Makaroff. Lançou o disco "Joni Galvao & The Music Circus ‎- Incontro Con Demis Roussos" em 1975.

Ainda em Madrid colaborou com vários artistas da Polygram Portuguesa. Produziu discos portugueses como Abracadabra e Cabra-Cega de Paulo de Carvalho e Não Não Não de Adelaide Ferreira. Co-escreveu temas como "Cabra-Cega". Colaborou ainda com outros artistas como Doce como co-produtor do álbum "É demais".

No Brasil colaborou em trabalhos de artistas como Raimundo Fagner e Leo Jaime.

Em 1991 produziu a cantora Luz Sá da Bandeira. Colaborou no álbum Delírios Ibéricos (1991) de intercâmbio entre o português Rão Kyao e os espanhóis Ketama.

Participou no Festival RTP da Canção, em 1996, como autor da música A Minha Ilha de Bárbara Reis. Em 2001 foi orquestrador de várias das músicas concorrentes ao Festival RTP da Canção.[3] Em 2003 produziu a dupla Miguel e André, ainda em Madrid.

Criou também músicas para o teatro, cinema e publicidade. Regressou a Portugal e formou a Raga, com Rui Filipe Reis. Em 2007 apresentam os grupos Xaile e Rosa Negra.

Em 2012 é um dos autores, conjuntamente com Rui Filipe, da canção que os Cumplic's levaram ao Festival RTP da Canção.

Foi pai da radialista Ana Galvão.

Morreu a 19 de setembro de 2021, aos 79 anos.

Referências

  1. «Los Buenos». los60.es. Consultado em 29 de outubro de 2012
  2. «Biografía de Los Buenos». lafonoteca.net. Consultado em 29 de outubro de 2012
  3. «Festival RTP da Canção 2012: compositores revelados». blogspot.pt. Consultado em 29 de outubro de 2012

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.