Jorge Arreaza

Jorge Alberto Arreaza Monserrat (Caracas, 6 de junho de 1973) é um professor e político venezuelano. Foi Vice-presidente da Venezuela, de 9 de março de 2013 até 6 de janeiro de 2016.

Jorge Arreaza
Jorge Arreaza
Jorge Arreaza, então vice-presidente da Venezuela, em 2014.
Ministro das Relações Exteriores da Venezuela
Período 2 de agosto de 2017
à atualidade
Presidente Nicolás Maduro
Antecessor(a) Samuel Moncada
Sucessor(a) Hugbel Roa
Ministro de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da Venezuela
Período 8 de janeiro de 2016
a 4 de janeiro de 2017
Presidente Nicolás Maduro
Antecessor(a) Manuel Fernández Meléndez
Vice-presidente da Venezuela
Período 19 de abril de 2013
a 6 de janeiro de 2016[lower-alpha 1]
Presidente Nicolás Maduro
Antecessor(a) Nicolás Maduro
Sucessor(a) Aristóbulo Istúriz
Ministro da Ciência e Tecnologia da Venezuela
Período 27 de novembro de 2011
a 19 de abril de 2013
Presidente Hugo Chávez
Nicolás Maduro
Antecessor(a) Cargo criado
Sucessor(a) Manuel Fernández Meléndez
Dados pessoais
Nascimento 6 de junho de 1973 (50 anos)
Caracas, Venezuela
Alma mater Universidade Central da Venezuela
Universidade de Cambridge
Esposa Rosa Virginia Chavez Colmenares
Partido PSUV

Biografia

George é filho de diplomatas o que lhe permitiu viver, desde criança, em várias partes do mundo com os pais. Viveu em Curaçao (Antilhas Holandesas) e em Vigo (Espanha). É fluente em quatro idiomas: espanhol, holandês, francês e inglês.

Titulação acadêmica

É graduado em Relações internacionais pela Universidade Central da Venezuela e mestre em Estudos Políticos Europeus pela Universidade de Cambridge. Ele é bacharel em Estudos Internacionais da Universidade Central da Venezuela, foi uma doação da Fundação Gran Mariscal de Ayacucho durante a década de 1990.[1]

Participação no governo

Em novembro de 2005, assumiu o cargo de presidente da instituição Fundayacucho que concede bolsas de estudos a estudantes venezuelanos. Ele é casado desde 2007 com uma filha do falecido Presidente Chávez, Rosa Virginia Chávez, com quem tem dois filhos, conheceu-a enquanto estudavam na Escola de Estudos Internacionais da Universidade Central de Venezuela. Em janeiro de 2010 foi nomeado vice-ministro de Assessoramento Científico e Tecnológico, em 27 de novembro de 2011 assumiu o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia. Durante sua administração impulsionou o projeto do governo venezuelano conhecido como computadores canaimas no ensino primário, o uso de satélites de Miranda e Bolívar e implementação da televisão digital terrestre na Venezuela. Após a morte de Chávez, em março 2013, o então presidente interino Nicolás Maduro o nomeia Vice-Presidente Executivo da República.

A 21 de abril de 2013 foi nomeado ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela. No Brasil o ex-vice presidente José Alencar chegou a ocupar a vice-presidência e o cargo de Ministro da Defesa.

Parentesco com situação e oposição

A oposição criticou sua nomeação devido a vínculos familiares que ele tem com uma das filhas do presidente Chávez, mas Arreaza também é primo e afilhado de Alberto Federico Rave Arreaza, homem poderoso e diretor do grupo Globovision, opositor ao Chavismo.

Notas

    1. Vice-presidente em exercício entre 8 de março e 19 de abril de 2016.

    Referências

    1. Meza, Alfredo (10 de março de 2013). «Un guiño al ala marxista». EL PAÍS (em espanhol). Consultado em 14 de janeiro de 2018
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.