José Galvarino Riveros Cárdenas

José Galvarino Riveros Cárdenas (Valdivia, Chile, 2 de dezembro de 1829 - † Santiago de Chile, 11 de janeiro de 1892) foi um marinheiro chileno, comandante da Marinha do Chile durante a Guerra do Pacífico.[1]

José Galvarino Riveros Cárdenas
José Galvarino Riveros Cárdenas
Nascimento Galvarino Riveros Cárdenas
2 de dezembro de 1829
Valdivia
Morte 11 de janeiro de 1892
Santiago
Cidadania Chile
Alma mater
  • Escuela Naval Arturo Prat
Ocupação marinheiro, militar

Ele era o filho do capitão da Independência Juan Antonio Riveros e Mercedes Cárdenas, filha de um oficial monarquista. Passou a infância em Changüitad, a terra de sua mãe, perto de Curacao Velez ( Quinchao Ilha , Chiloé ). A decisão foi tomada logo após o nascimento, o que levou muitos historiadores a considerar Changüitad como o local de seu nascimento, no entanto, evidências que contradizem esta afirmação é a sua partida baptismal arquivado em Valdivia. El general José Santiago Aldunate lo colocó en la academia militar, en 1843, después de haber perdido a su padre. O General José Santiago Aldunate colocou-o na academia militar em 1843.

Em 1848, embarcou no navio Chile como aspirante. E em 1851, foi promovido a tenente. Quando a Guerra do Pacífico estourou, foi nomeado comandante de uma divisão naval que caçou e capturou o navio peruano Huáscar sendo elevado à Almirante de Esquadra, o resto da guerra passou apoiando operações terrestres. Em 20 de agosto de 1881, Cárdenas se aposentou e em 11 de janeiro de 1892, Cárdenas faleceu em Santiago.

Referências

  1. «Historia Naval». historianaval.cl (em espanhol). Consultado em 12 de julho de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.