José Gonçalves de Siqueira

José Gonçalves de Siqueira (1720Minas Gerais, 1797Montes Claros), fazendeiro e Capitão-mor de Tocambira cabeceiras do Rio Verde. Considerado o potentado da região onde hoje se situa a cidade de Montes Claros. [1] Era filho de Manuel Afonso de Siqueira e Antônia Pires da Fonseca Ribeiro.

José Gonçalves de Siqueira
Nascimento 1720
Minas Gerais
Morte 1797 (77 anos)
Montes Claros
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Capitão-mor

Biografia

Sobre a vida do Capitão-mor José Gonçalves de Siqueira pouco é conhecido. Consta na Nobiliarquia Paulistana de Pedro Taques [2] , que ele era filho do capitão-mor Manuel Afonso Gaia (que é originalmente chamado Manuel Afonso de Siqueira), sendo, portanto, de origem dos Paulistas Bandeirantes. José Gonçalves de Siqueira casou-se, por volta de 1745, com a viúva Dona Ana de Campos Monteiro, filha de Antônio Rodrigues Velho e Margarida Bicudo de Campos. Eles tiveram dois filhos, cujos nomes não constaram na obra de Pedro Taques: Belchior José de Campos e Dona Maria Francisca Caetana de Campos. Em 18 de setembro de 1742, José Gonçalves de Siqueira, recebeu a Carta Patente de Capitão-mor dos distritos de Tocambira cabeceiras do Rio verde.[3]

Referências

  1. DE PAULA, Hermes. Montes Claros - sua história sua gente, seus costumes, Belo Horizonte, 1979
  2. TAQUES, Pedro. Nobiliarquia Paulistana, Volume II, Biblioteca Histórica Paulista, p.125
  3. Arquivo Público do Estado da Bahia, Seção do Arquivo Colonial e Provincial, livro-maço 356

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.