José Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque

José Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, segundo barão com grandeza de Pirajá, (São Francisco do Conde, 1º de junho de 181515 de fevereiro de 1888) foi um fazendeiro e diplomata brasileiro. Agraciado barão em 25 de março de 1849.

 Nota: Não confundir com Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque.
José Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque
José Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque
Nascimento 1 de junho de 1815
São Francisco do Conde
Morte 15 de fevereiro de 1888
Cidadania Brasil

Filho de Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, primeiro barão e posteriormente visconde com grandeza de Pirajá, título dado por D. Pedro I.

Biografia

Filho do visconde de Pirajá, Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, e de Maria Luisa Queirós de Teive e Argolo, casou-se com Águeda Maria Zeferina da Silva. Foi adido à embaixada brasileira em Londres, nesta época assistiu à coroação da rainha Vitória.

Seu título de barão de Pirajá tem origem com o seu pai, Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque. Defensor da Independência e em 1822, ocupou a planície do Pirajá e praticamente prendeu toda a tropa portuguesa em Salvador. Em recompensa a este feito, foi nomeado em 1826 primeiro barão de Pirajá.

De sua esposa não teve varões, mas uma única filha chamada Josefa Maria Pires de Carvalho e Albuquerque, nascida no litoral norte do estado da Bahia, e que se casou com Manoel de Souza Freire, dono de terras extensas em Conde e descendente direto de Alexandre de Souza Freire, governador colonial da Capitania do Maranhão (1728-1732). Sendo este Alexandre, filho de Bernardim de Souza Freire, governador colonial de Angola (1701-1702), que era casado com uma prima chamada Maria de Souza Freire, filha de Alexandre de Souza Freire, Governador-Geral do Brasil (1667-1671).[1] Após a morte de seu pai, não assumiu o baronato devido a queda do Império.

Referências

  1. Freire, Ziza de Souza. Os Souza Freire da Vila do Conde na Bahia. Salvador, 1997, p. 16

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.