José Manuel Canavarro

José Manuel de Albuquerque Portocarrero Canavarro (Aveiro, 17 de Abril de 1965) é um psicólogo e político português.

Família

Filho de José Manuel da Silveira Portocarrero Canavarro Crispiniano (Lisboa, 23 de Julho de 1924), Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, e de sua mulher (Ourém, Fátima, Santuário de Fátima, 5 de Julho de 1954) Maria da Conceição de Albuquerque Branco de Melo Guimarães Patena (Coimbra, 3/13 de Abril de 1924), sobrinha do 2.º Visconde de Valdemouro, sobrinha-neta do 1.º Conde de Sabrosa, 5.ª neta do 1.º Barão de Vila da Praia e prima em 4.º grau de António de Sousa Lara, e irmão de Maria Joana de Albuquerque Portocarrero Canavarro (Coimbra, 3 de Março de 1955), Licenciada em Medicina. Neto paterno de Adriano António Canavarro Crispiniano da Fonseca e de sua mulher Maria Filomena da Silveira Pereira Bravo de Azevedo Portocarrero.[1]

Biografia

Mestre em Psicologia e Doutor em Psicologia Social, é Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e foi Bolseiro da JNICT e da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-1997), para Doutoramento na State University of New York em Albany.[2]

Foi Presidente do Conselho Científico da EPIS - Associação Empresários pela Inclusão Social, Consultor do Banco Montepio Geral Caixa Económica - Programa de Educação Financeira, Membro do Conselho Estratégico da JP Sá Couto - área internacional, Vogal do Conselho Técnico-Científico do ISCE (pro-bono), Fellow do Education Impact (pro-bono), Director da Revista "Educação e Emprego" (pro-bono), Consultor e Formador nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e da Educação.[2]

Foi Assessor do Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, Delegado Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional da Região Centro, Conselheiro Nacional de Educação, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa, Presidente da Assembleia Municipal do Carregal do Sal, Professor Convidado da Escola Superior de Educação João de Deus e Consultor da COFAC.[2]

Militante do Partido Popular Democrático / Partido Social Democrata, foi eleito Deputado à Assembleia da República na XII Legislatura, onde pertenceu à Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho como Presidente e à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura como Suplente.[3] Foi Secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa no XVI Governo Constitucional.

A 23 de Janeiro de 2014 a sua casa foi alvo de buscas pela Polícia Judiciária no âmbito da investigação ao grupo Gestão e Participações Sociais (GPS), para o qual entrou poucos meses depois de sair do Governo e onde trabalhou como Consultor durante mais de seis anos até Junho de 2011, por suspeitas de corrupção.[4] A 2 de Novembro de 2018, Ivo Rosa, juiz do Tribunal de Instrução Criminal, despronunciou José Canavarro.

Obras publicadas

  • Canavarro, J.M.P. (1994). A Escola como Organização - Breve análise das linhas fundamentais para caracterização da sua estrutura e gestão. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Canavarro, J.M.P. (1994). Paradigmas Organizacionais - Avaliação dos principais modelos de conceptualização teórica, de investigação e de prática em Psicologia Organizacional. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Canavarro, J.M.P. (1996). Paradigmas Organizacionais, ISCIA: Aveiro.
  • Canavarro, J.M.P. (1997). Ciência, Escola e Sociedade ¿ Concepções de Ciência de estudantes portugueses. Coimbra. Universidade de Coimbra (Dissertação de Doutoramento).
  • Canavarro, J.M.P. (1999). Ciência e Sociedade. Coimbra. Quarteto Editora.
  • Canavarro, J.M.P. (2000). O que se pensa sobre a Ciência. Coimbra. Quarteto Editora.
  • Canavarro, J.M.P. & Oliveira, C. (2004). Psicologia Social das Organizações In F. Neto (Eds.) Psicologia Social Aplicada. Lisboa: Universidade Aberta (pp. 133–155).
  • Canavarro, J. M. P. (2006). Da discussão entre epistemologias aos contributos para melhores aprendizagens. In N. Crato (Ed.). Desastre no ensino da Matemática: Como recuperar o tempo perdido. Lisboa. Gradiva (pp-203-206).
  • Canavarro, J. M. P. (2006). Para a compreensão do abandono escolar. Lisboa: Texto Editores.
  • Canavarro, J.M.P. (2008). Crónicas sobre Educação. Lisboa: Texto Editores
  • Pocinho, M. D. & Canavarro, J.M.P. (2009). Sucesso Escolar e estratégias de compreensão e expressão verbal: Como compreender melhor as matérias e as aulas? Mangualde; Edições Pedago.

Casamento e descendência

Casou com Maria Cristina da Cruz de Sousa (Porto, Cedofeita, 18 de Maio de 1966), filha de Augusto Vaz Serra e Sousa e de sua mulher Maria de Fátima Nunes e Santos da Cruz, de quem tem dois filhos:

  • José Manuel de Sousa Portocarrero Canavarro (Coimbra, Sé Nova, 24 de Maio de 1993)
  • João Manuel de Sousa Portocarrero Canavarro (Coimbra, Sé Nova, 4 de Novembro de 1999)

Referências

  1. "Anuário da Nobreza de Portugal - 1985", Direção de Manuel de Mello Corrêa, Instituto Português de Heráldica, 1.ª Edição, Lisboa, 1985, Tomo I, p. 660
  2. «José Manuel de Albuquerque Portocarrero Canavarro». Assembleia da República
  3. «José Manuel de Albuquerque Portocarrero Canavarro». Assembleia da República[ligação inativa]
  4. Mariana Oliveira (24 de Janeiro de 2014). «Casa de ex-secretário de Estado da Educação alvo de buscas na investigação ao grupo GPS». Público. Consultado em 18 de Abril de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.