José Manuel Pereira dos Reis

José Manuel Pereira dos Reis (Vermelha, Cadaval, 30 de Janeiro de 1879 — Roriz, Santo Tirso, 9 de Maio de 1960) foi um religioso católico português.

José Manuel Pereira dos Reis
Nascimento 30 de janeiro de 1879
Cadaval, Lisboa
Morte 9 de maio de 1960 (81 anos)
Roriz, Santo Tirso
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Teólogo, Padre católico

Biografia

José Manuel Pereira dos Reis nasceu a 30 de Janeiro de 1879, no concelho do Cadaval, Lisboa. Com dez anos de idade entrou no Seminário Patriarcal de Santarém, sendo ordenado sacerdote a 19 de Novembro de 1903.

Frequentou a então Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra na qual defendeu a sua tese de licenciatura A importância das modernas arqueológicas no vale e delta do Nilo para a inteligência do êxodo (capítulos 1-12).

Tendo regressado ao Patriarcado de Lisboa, desempenhou várias funções: foi professor do Seminário de Santarém; foi secretário pessoal do Cardeal Mendes Belo; foi secretário da Cúria, tendo colaborado com o então Arcebispo de Mitilene, D. João Evangelista de Lima Vidal; foi pároco da freguesia de Nossa Senhora dos Anjos, em Lisboa. Foi ainda assistente eclesiástico da Juventude Católica de Lisboa,

Em 1931, Pereira dos Reis tornou-se Reitor do Seminário dos Olivais, cargo que ocuparia, numa primeira fase, até 1945.

Sairia do Seminário dos Olivais para desempenhar, entre 1945 e 1948, o cargo de conselheiro eclesiástico da embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma.

De volta a Portugal, regressa à reitoria do Seminário dos Olivais, onde permanece até 1951, ano em que, a 13 de Novembro, entra no Mosteiro de Singeverga.

Pereira dos Reis veio a falecer a 9 de Maio de 1960, Roriz, Santo Tirso, como oblato regular da Ordem de São Bento.

Foi uma figura marcante no Movimento litúrgico português.

Referências

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.