Caonze

Caonze é um bairro nobre do município brasileiro de Nova Iguaçu.[1] O bairro é popularmente conhecido pela forma homófona K-11.

Geografia

É um bairro predominantemente residencial, com uma taxa de endereços residenciais da ordem de 93,35%.[2]

Delimitação

005 – CAONZE - Começa no encontro do prolongamento da Rua Lopes Trovão com o Ramal Ferroviário de Passageiros da Flumitrens. O limite segue pelo eixo deste ramal até a Divisa municipal com o Município de Mesquita – Lei n.º 3253, de 25 de setembro de 1999, segue por esta divisa até a Cota Altimétrica de 100(cem) metros, segue por esta cota altimétrica até o prolongamento da Rua Lopes Trovão, segue por esta e por seu prolongamento (excluída) até o ponto inicial desta descrição.

História

Há relatos, muitos provenientes da tradição oral, acerca da existência de um antigo quilombo na região onde atualmente localiza-se o Caonze. Há também a existência da "Pedra do Quilombo", acidente geográfico localizado no bairro.[3] O nome Quanza aparece formalmente pela primeira vez no testamento de Luiz Manoel da Cunha em 1799[3], uma possíivel referência ao rio Cuanza de Angola.[carece de fontes?] O local era situado próximo à Maxambomba, que posteriormente seria chamada Nova Iguaçu.[3]

Em 1940, foi fundado o Lar de Jesus no bairro, pelo Professor Leopoldo, proprietário do tradicional Colégio Leopoldo, situado no Centro.[4]

Referências

  1. Prefeitura de Nova Iguaçu. «Bairros». Consultado em 14 de dezembro de 2012. Cópia arquivada em 19 de outubro de 2010
  2. consultarcep. «Caonze, Nova Iguaçu - RJ». Consultado em 19 de dezembro de 2012
  3. Jornal Folha do Iguassu. «Bairro K-11 teria sido um Quilombo?». Consultado em 19 de dezembro de 2012
  4. Colégio Leopoldo. «Nossa Memória». Consultado em 19 de dezembro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.