KAMINI

KAMINI (Kalpakkam Mini Reactor) é um reator de pesquisa no Centro de Pesquisas Atômicas Indira Gandhi em Kalpakkam, Índia. Alcançou criticidade pela primeira vez no dia 29 de outubro, 1996.[1] Projetado e construído conjuntamente pelo Centro de Pesquisas Atômicas Bhabha (BARC) e Centro de Pesquisas Atômicas Indira Gandhi (IGCAR)[2] possui potência térmica máxima de 30 KW.[3]

O KAMINI é resfriado e moderado por água leve e usa como combustível o urânio-233 produzido pelo ciclo do combustível do tório utilizado pelo reator vizinho FBTR.

É o único reator experimental do mundo baseado em tório por volta de 2006 e foi o primeiro reator no mundo projetado especificamente para o uso de urânio-233 combustível. O uso de grandes reservas de tório para produzir combustível nuclear é uma estratégia-chave do programa de energia nuclear da Índia.

Referências

  1. «India: Experimental thorium reactor critical»
  2. «Applications of KAMINI - The Reactor». Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 5 de fevereiro de 2012
  3. «IGCAR Repocessing Group». Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 18 de julho de 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.