Karakoram (filme)

Karakoram é o filme que Marcel Ichac trouxe da expedição ao Karakoram em 1936 e que ficou como um grande clássico do cinema de montanha. Feito raro, o filme foi remontado em 1986 pelo próprio realizador aquando da celebração do cinquentenário da expedição.[1]

Sinopse

História da ascensão da primeira expedição francesa ao Karakoram que teve lugar em 1936 e foi dirigida por Raymond Leininger. Depois de uma longa marcha de chegada através de regiões quase desérticas, e depois do imenso glaciar do Baltoro, a caravana com 700 carregadores chegam ao supé do Hidden Peak, uma das montanhas com mais de oito mil metros de altitude, mas não atingem o cume por causa da chegada imprevista da monção.

A expedição foi dirigida por Raymond Leininger e era composta por Henry de Ségogne, Jean Charignon, Pierre Allain, Jean Carle, Jean Deudon, Marcel Ichac (que a filmou), Louis Neltner, Jacques Azémar e o médico Jean Arlaud.

Distinções

O filme ganhou o Leão de prata no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 1937.

Ver também

Referências

  1. «Karakoram» (em francês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.