Kata Tjuta

Kata Tjuta, por vezes escrito Tjuta (Kata Joota) e também conhecido como Monte Olga (ou coloquialmente como The Olgas), é um grupo de formações rochosas compostas por domos localizadas a cerca de 365 quilômetros a sudoeste de Alice Springs, na parte sul do Território do Norte, no centro da Austrália. O Uluru, 25 km ao leste, e o Kata Tjuta formam dois marcos importantes dentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta.

Vista aérea do Kata Tjuta em 2004.

Os 36 domos que compõem o Kata Tjuta cobrem uma área de 21,68 km² e são compostos por conglomerado, uma rocha sedimentar, formada por fragmentos de rocha (incluindo granito e basalto) imersos em uma matriz arenosa.

O ponto mais alto, o Monte Olga é de 1.066 metros acima do nível do mar ou aproximadamente 546 m acima da planície circundante (198 metros maior que o Uluru). Ele está localizado no Kata Tjuta no extremo leste da Estrada Rio Docker.[1]

Ver também

Referências

  1. Uluru-Kata Tjuta National Park Visitors Guide Arquivado em 28 de maio de 2008, no Wayback Machine.. Acessado em 17 de março de 2013.
  2. UNESCO (ed.). «Uluru-Kata Tjuta National Park». Consultado em 17 de março de 2013

Ligações externas

Media relacionados com Kata Tjuta no Wikimedia Commons

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.