Tenshin shōden Katori shintō-ryū

Tenshin shōden Katori shintō-ryū ou Katori shintō-ryū, é um estilo antigo (koryū) de budō criado por Iizasa Choisai Ienao durante o período Muromachi.

Origem do estilo

A versão mais aceita para a origem do estilo é que um famoso guerreiro, já idoso, Iizasa Choisai Ienao ficou mil dias e mil noites treinando as suas técnicas, até que surgiu uma divindade (kami) junto a uma árvore (que supostamente ainda está de pé junto ao templo de Katori), que lhe transmitiu o conhecimento das técnicas mais supremas do estilo.

Este é um dos estilos mais antigos e tradicionais que se tem notícia, criado há mais de 500 anos e um dos poucos estilos dessa época que possuem uma sólida documentação acerca da sua linhagem desde a fundação. De forma inédita, foi considerado tesouro nacional do Japão em 1960.

O representante atual do estilo (Soke) ainda é um membro da família Iizasa, embora não pratique o estilo. Em seu lugar, há um instrutor-chefe (Shihan) Otake Risuke que rege toda a parte técnica do estilo.

Este estilo é considerado o estilo mais antigo (koryū) registado de budō (artes guerreiras japonesas), tendo sido a origem para inúmeras derivações. Dois, entre muitos, estilos famosos que surgiram a partir do Katori shintō-ryū são:

Hoje em dia, a escola mantém o tradicional protocolo de admissão, o qual o candidato interessado em estudá-la, deverá realizar o keppan (lit. juramento de ingresso), firmando com seu próprio sangue um documento em que aceita as normas estabelecidas pelo fundador da escola, o Mestre Iizasa Choisai Ienao, há mais de 600 anos.

Currículo do estilo

Este estilo é um estilo de sōgō bujutsu com um currículo abrangente :

Kenjutsu, IaiJutsu e Kodachi - dão um total de 28 formas. incluido tachi. Rokushakubo - um total de 12 formas. Naginata - 7 formas. Lança(Yari) - 8 formas. Fora isso ela contempla também formas de shurikens, jujutsu(extremamente tradicional), estudos de estratégia em diversos terrenos e situações, astronomia, e esoterismo budista.

Locais de prática

Este estilo está presentemente sediado na região de Kanto, no Japão (Hombu Dojo), estando intimamente relacionado com o templo de Katori na província de Chiba. Existem ainda grupos de estudo oficialmente reconhecidos em outros países, como Estados Unidos, Espanha, Portugal,Países Baixos,França, Bélgica e Rússia. No Brasil,o Sensei Jorge Kishikawa, Menkyo (professor do estilo) e mestre do Instituto Cultural Niten foi nomeado shidosha (professor oficial) para a América do Sul pelo Shihan Otake Risuke, do Japão.[1][2]

Referências

  1. ŌTAKE, Risuke; Certificado de autorização de ensino, 2009.
  2. «Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu». www.katorishintoryu.org.br. Consultado em 21 de novembro de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.