Keeshond

Keeshond é uma raça canina oriunda da Alemanha. É uma variedade de Spitz alemão, juntamente com o Lulu da Pomerânia e demais tipos.[1] Muito antiga, é uma das poucas raças que, através da história, sempre foi criada como cão vigia (Watch dog).

Keeshond
Keeshond
Nome original Keeshond
Wolfsspitz
Outros nomes Spitz alemão
Chien Loup
Spitz lobo
País de origem  Alemanha
 Países Baixos
Características
Peso 14-18 kg
Altura 43-55 cm na cernelha
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 5 - Spitz e tipos Primitivos.
Seção 4 - Spitz europeus
Estalão #97 de 25 de Janeiro de 2013

O fato deles não terem sido criados para caçar, matar animais, atacar ou perseguir criminosos, explica-se por sua docilidade e devoção a seus donos como um cão caseiro, com especial afeição por crianças, característica pela qual ele é reconhecido.

Origem

O Keeshond é descendente dos mesmos ancestrais dos quais evoluíram raças como os Samoiedas, Huskys, Elkhounds, e os Lulus da Pomerânia.[1] Aparentemente, vieram para a Europa com antigos viajantes do Norte, há muitos séculos.

Nos séculos XVII e XVIII, eles foram muito usados como cães de guarda em fazendas, barcaças e grandes barcos nos rios. Eram conhecidos na Alemanha, França, Itália e Holanda com nomes diversos. Porém, na Holanda do século XVIII, surgiu dentre a classe média um grupo de resistência que se opunha ao poder reinante. O líder desse movimento tinha um cão chamado "Kees" que passou a ser o símbolo da coragem do novo partido. O cão alcançou uma grande popularidade naquele país, e a raça passou a ser conhecida como "Keeshond" por toda a Europa, e tornou-se o cão nacional da Holanda.

Temperamento

É um cão forte, cordial e inteligente. Conhecido por sua docilidade e atenção para com o dono e a família. Demonstra muita afeição por crianças. É obediente, ativo e sociável. É muito enérgico e precisa de um grande quintal ou caminhadas diárias, principalmente enquanto filhote. O Keeshond sempre procura avisar sobre a aproximação de pessoas estranhas à família, sendo um ótimo cão de vigia/alerta.[1]

Características

É um cão de porte pequeno-médio. Na Europa são admitidos cinco tamanhos de Spitzs e várias colorações.[1] Nos Estados Unidos, apenas um tamanho e a cor cinza. Sua coloração mescla cinza, preto e creme. Pelagem longa e muito espessa. Focinho escuro, pelagem das patas, pescoço e cauda são mais claras. Olhos castanho-escuros.Alguns cuidados com a pelagem são necessários para mantê-lo limpo e bonito. Recomenda-se escovação semanal e banhos, pelo menos, bimestrais.

Ver também

Ligações externas

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.