Kuy teav

Kuy teav ou k'tieu é uma sopa de massa de arroz feita num caldo baseado em carne de porco e vegetais, temperada com camarão seco e vários condimentos e servida com camarão fresco cozido; é por vezes considerada o prato nacional do Camboja. Começam por se cozer em água ossos de porco ou de galinha, junto com cebola e cenoura, retirando a espuma que se formar e deixando ferver em lume brando até o caldo ficar saboroso; coa-se e deitam-se fora os ossos e vegetais cozidos. Entretanto, coze-se também em água um pedaço de carne de porco, retira-se da água, deixa-se arrefecer, corta-se em fatias finas e reserva-se. Coze-se numa parte do caldo dos ossos uma quantidade de carne moída (de preferência de porco), escoa-se e reserva-se. Entretanto salteiam-se alhos até ficarem castanhos, escoam-se do óleo e reservam-se; o resto do caldo é temperado com açúcar e sal. [1]

O caldo, a carne fatiada e a carne moída, o caldo e a massa cozida em vapor, assim como uma mistura de vegetais e condimentos, são servidos separadamente e cada pessoa mistura as quantidades adequadas para tigelas individuais; no caso duma operação comercial, o comerciante faz a mistura em tigelas para cada cliente. Os vegetais e condimentos incluem uma mistura de repolho em picles, óleo, molho de soja, cebolinho, rebentos de feijão-mungo, camarão seco demolhado, coentro fresco, pimenta preta, malaguetas e camarões cozidos.

Esta receita foi retirada do livro “The Elephant Walk” de Longteine De Monteiro (1998).

Referências

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.