Lábio externo (gastrópode)
Nas conchas dos moluscos gastrópodes o lábio externo é a borda da abertura da concha, podendo esta ser engrossada, expandida, ou fina. Opõe-se ao lábio interno, formado pela columela.[1] Em alguns Caenogastropoda o lábio externo pode se estender e formar um canal sifonal.
A espécie marinha Thatcheria mirabilis possui o lábio externo fino, ou delgado. Uma característica comum em espécies terrestres.
Em Cypraea tigris, o lábio externo se apresenta engrossado e denteado em sua área interna.
Em Pleurotomariidae, como neste Perotrochus atlanticus, e nos Scissurelloidea, o lábio externo possui uma fenda, atravessando-lhe a borda.
Em Sinustrombus sinuatus, e em muitos Strombidae, o lábio externo é expandido e engrossado, neste caso formando sinuosidades.
Caracol verde da Ilha Manus, Papustyla pulcherrima. O lábio externo é levemente expandido e de coloração branca.

Nesta concha quebrada, o lábio externo é a borda da abertura da concha, indicada na região do número 7 e transpassada pela seta. O número 5 mostra onde a columela fica visível, também chamado de lábio interno, na abertura de uma concha inteira.
Referências
- Fonseca Neto, José Claro da. «Partes da concha de um gastrópode». Litoral Nota CEM. 1 páginas. Consultado em 29 de março de 2016. Arquivado do original em 12 de abril de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.