Lígia Carvalho

Lígia Maria de Abreu Carvalho (, 1957 – , 1993) foi uma tetracampeã brasileira de xadrez.[1]

Lígia Carvalho
Nascimento 1957
São Paulo
Morte 1993
Cidadania Brasil

Biografia

A paulista Lígia era filha de Adriano Salles Toledo Carvalho e de Maria Noêmia Abreu Carvalho, e irmã do enxadrista, jornalista e escritor Herbert Abreu de Carvalho, diretor da Liga de Xadrez e vice-campeão brasileiro de xadrez em 1980.

Foi campeã brasileira de xadrez em quatro vezes consecutivas: venceu o Campeonato Brasileiro Feminino pela primeira vez em Brasília, no ano de 1978, aos 21 anos de idade; repetiu o feito no ano seguinte, na competição realizada em Mogi Guaçu; e venceu novamente em 1980 e em 1981, anos em que a prova máxima do xadrez feminino brasileiro foi disputada em Laguna. Nas edições de 1978 e de 1981, Lígia terminou empatada em pontos com a também paulista Jussara Chaves, a quem superou em ambas as ocasiões em matchs-desempate.

Representou o Brasil na Olimpíada de Xadrez de Malta, em 1980. Foi uma forte jogadora também em torneios mistos, igualando e superando mestres do sexo masculino.

Lígia era graduada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.