La Masia

La Masia de Can Planes, abreviado para La Masia, é um termo usado para as categorias de base do clube catalão FC Barcelona.[1][2] Vem sendo um fator significativo no sucesso do clube[2] e já produziu diversos jogadores de classe mundial, como Messi, Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué, Busquets e muitos outros.[2]

La Masia
História
Arquitetura
Estilo
Administração
Proprietários
Futbol Club Barcelona, Fútbol Club Barcelona (d)
Website
Localização
Localização
Coordenadas
 Nota: Este artigo é sobre as categorias de base do FC Barcelona. Para um tipo de construção rural comum na Catalunha, veja Masía.

La Masia também é o nome das instalações de treinamento de futebol do FC Barcelona, ​​originalmente localizadas perto do Camp Nou, no distrito de Les Corts, em Barcelona. O edifício original em si era uma antiga residência rural (em catalão: masia) construída em 1702, e uma vez que Camp Nou foi inaugurado em 1957, o prédio foi remodelado e ampliado para ser a sede do clube.[3] Com o crescimento gradual do clube, o prédio ficou pequeno demais para ser a sede e, em 20 de outubro de 1979, La Masia foi convertido em dormitório para jovens jogadores do Barcelona.[3] Em 30 de junho de 2011, o edifício deixou de abrigar os jogadores da academia. Em uma cerimônia, as portas foram fechadas e a Ciutat Esportiva Joan Gamper assumiu a função de centro residencial dos jogadores.[4]

Em 2010, Barcelona e La Masia fizeram história ao ter seus três principais jogadores formados na base: Messi, Xavi e Iniesta, concorrendo ao Prêmio FIFA Ballon d'Or de Melhor Jogador do Mundo em 2010, com Messi vencendo o prêmio.

Referências

  1. «La Masia 40 anos: de Can Planes para o Mundo, Parte I». Ludopédio. Consultado em 14 de julho de 2020
  2. «Categorias de Base do Barcelona». Blog do Futebol. 18 de março de 2013. Consultado em 14 de julho de 2020
  3. «Barca talent farm marks 30 years of success». Reuters (em inglês). 22 de outubro de 2009
  4. «Inside : Ciutat Esportiva Joan Gamper». archive.is. 29 de junho de 2013. Consultado em 14 de julho de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.