Labelo

Labelo é uma pétala modificada,[1][2] presente nas flores das orquídeas. É a pétala dorsal que, por uma torção de 180° no botão floral (ressupinação), termina por posicionar-se numa posição ventral, embora em certas orquídeas isto não ocorra. De uma forma ou de outra, o labelo encontra-se em posição oposta aos órgãos reprodutivos, o que lhe confere grande importância na polinização das orquídeas.

Oncidium batemannianum, espécie brasileira com labelo muito proeminente.

O labelo tem as funções de atrair visualmente o polinizador mediante a sua forma e suas cores, ou guiar o polinizador de forma a que ele eventualmente venha a esbarrar na antera e carregar as polínias por meio de calos na sua superfície.

Close up do labelo de uma Phalaenopsis

O labelo também pode produzir odor, guiando principalmente insetos pequenos pelo olfato em direção aos órgãos sexuais da flor. O labelo ainda pode secretar néctar, que é um atrativo para certos polinizadores.

Em casos extremos de especialização, o labelo pode simular, em cor e forma, o dorso de uma abelha fêmea, iludindo os machos da espécie a copularem com a flor, de forma a carregarem as polínias para outra flor e efetuarem a polinização.

O epichilo é a parte terminal do labelo, enquanto a parte inicial é chamada de hipochilo.[3]

Referências

  1. Flor da orquídea II – Estrutura Autor: Sergio Bueno. Sítio: orquidarios.wordpress.com, com acesso em 27 de março de 2015.
  2. ESTRUTURA DE UMA ORQUÍDEA Arquivado em 2 de abril de 2015, no Wayback Machine. Sítio: orquidarioilhadodesterro.com.br, com acesso em 27 de março de 2015.
  3. «Labelo». www.quimica.es. Consultado em 24 de julho de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.