Lamela (micologia)
Em micologia, a lamela ou lâmina, é cada uma das estruturas "foliares" do himenóforo situadas na parte inferior do píleo de um cogumelo, na maioria das vezes um agárico (mas não sempre).

Lamelas de um cogumelo do género Lepiota.
Está hoje claro que este é um caso de evolução convergente (isto é, estas estruturas foliares evoluíram separadamente) e não uma característica anatómica que evoluiu apenas uma vez. A razão aparente para que vários basidiomicetes tenham desenvolvido lamelas será o facto de ser a forma mais efectiva de aumentar o quociente entre superfície e massa, o que aumenta o potencial de produção de esporos e da sua dispersão.
Outros grupos de fungos que apresentam lamelas são:
- Os géneros Russula e Lactarius de Russulales.
- Vários géneros de Boletales, incluindo Gomphidius e Chroogomphus bem como Tapinella atrotomentosa (também chamado Paxillus atrotomentosus) e outras espécies daquele género e o falso cantarelo (Hygrophoropsis aurantiaca).
- Fungos semelhantes a poliporos como Daedalea quercina, Daedaleopsis confragosa, Lenzites betulina e Gloeophyllum sepiarium.
Classificação
Morfologicamente as lamelas são classificadas segundo a sua ligação ao pé:
Adnatas
Adnexas
Decorrentes
Emarginadas
Livres
Afastadas
Sinuosas
Subdecorrentes
- Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Lamella (micology)», especificamente desta versão.
Ligações externas
- «IMA Mycological Glossary: Gill» (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.