Landrace (suíno)

O Landrace dinamarquês (em dinamarques: dansk landrace; dansk landracesvin) é uma raça de porco de médio a grande porte, na cor branca, com corpo longo, pelos finos, focinho longo, e orelhas caídas e pesadas. Eles são criados para produção de carne.[1]

 Nota: Para outros resultados, veja Landrace (desambiguação).
Landrace
Porca Landrace adulta
País de Origem:  Dinamarca
Peso adulto (macho): 310 - 400 kg[1]
Peso adulto (fêmea): 250 - 330 kg[1]
Nº tetas: 12
Nº Crias: até 11 por ninhada[1]

Há duas variedades distintas, o branco (hvid) e o malhado (sortbroget).

Características

O Landrace dinamarquês é um porco de médio a grande porte, longo, com pouca gordura. Ele é branco, com poucos pelos que são curtos. O focinho é longo, e as orelhas grandes inclinam-se para a frente. Ele tem um flanco profundo e carece de rugas e excesso de gordura, encontradas em algumas outras raças.[2]

Landrace

O termo Landrace (Land+race; em português "raça-da-terra") é comumente utilizado para designar qualquer espécie de animal de uma variedade nativa, regional e endêmica, e que ainda não é considerada uma raça pura, sendo especialmente utilizada em fazendas apenas por sua funcionalidade. O termo é usado para cães e outras espécies de animais. O porco landrace dinamarquês, apesar de ser uma raça registrada, conserva o nome desde sua origem, que terminou por se fixar.

História

A primeira vara de Landrace dinamarquês registrada foi estabelecida em 1896, na Dinamarca, com a primeira progênie e testes similares ocorrendo em 1907. Desde então, a produção e testes de qualidade tornaram-se uma parte regular no programa de melhoramento do suíno dinamarquês. Principalmente porque com esta raça, a Dinamarca tornou-se exportador mundial chefe de bacon do país e, por muitos anos, recusou a exportação de animais puros da raça Landrace para proteger esta posição. Os registros genealógicos são regidos pela Denmark's Landsudvalget for Svineavl og Production (Comissão Nacional para a Criação de animais e Produção). A pesquisa e o melhoramento da raça, é ainda contínua. Em um período de sete anos entre 1970 e 1980, houve melhora no ganho de peso diário, na conversão alimentar, na porcentagem de carne para osso na carcaça e o índice de qualidade.

O Landrace Dinamarquês foi exportado para os Estados Unidos , Canadá, Brasil, Chile, México, Japão, Taiwan, República popular da China, Filipinas, Malásia, Suécia, Tailândia, a ex-URSS, Albânia, Hungria, Grécia, Alemanha e vários países Africanos.

Ver também

Referências

  1. Farmer's Hand Book on Pig Production (For the small holders at village level) (em inglês)
  2. «Danish Landrace». Oklahoma State University. Consultado em 17 de agosto de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.