Anta da Barrosa

A Anta da Barrosa, também referida como Dólmen da Barrosa e Lapa dos Mouros, localiza-se na freguesia de Vila Praia de Âncora, município de Caminha, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Anta da Barrosa
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas
Dólmen da Barrosa, Vila Praia de Âncora.

História

Trata-se de um monumento megalítico erguido no final do século XXX a.C. (período Neolítico), classificado como Monumento Nacional desde 1910.[1]

Atualidade

Apesar de ser monumento nacional, o Dólmen da Barrosa esteve localizado em terreno privado, e praticamente escondido pelos muros altos de uma quinta.

Os terrenos onde o monumento de encontra estavam em litígio judicial e, em 2016, a Câmara Municipal de Caminha pagou uma indemnização de 240 mil euros.

A autarquia vai remodelar toda a área envolvente da anta com rebaixamento de muros, plantação de árvores autóctones e a remoção da antiga pista de ‘skate’. O projeto de remodelação surgiu de uma candidatura ao primeiro Orçamento Participativo de Caminha. O investimento ronda os 28 mil euros.

Numa segunda fase, será construído no local um núcleo Museológico do Megalítico. A candidatura para o Núcleo Megalítico foi apresentada em 2016 ao programa ‘Norte 2020’, mas a ainda não foi aprovada.[2]

Ver também

Referências


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.